FMC leva soluções tecnológicas nas vitrines de arroz e soja na abertura oficial da colheita de arroz
Produtores de cana da região Centro Sul estão otimistas quanto às perspectivas para a safra 2013/14. A principal justificativa é a ação positiva do clima sobre canaviais em formação durante 2012.
A precipitação abundante no 2º trimestre do ano passado - até +393,6% acima da média em Jun/12, de acordo com Índice Relativo de Chuvas Datagro- junto às temperaturas significativamente maiores que a média história no mesmo período, impulsionou o desenvolvimento dos canaviais a serem colhidos no início e meio da próxima temporada. Contribuíram também para este quadro as precipitações satisfatórias nas regiões canavieiras a partir de Set/12.
Melhores índices de expansão e renovação reduziram a idade média de canaviais e permitiram menores níveis de infestação de ervas daninhas, influenciando positivamente as expectativas de rendimento agrícola para 2013/14. A taxa de reforma de plantações de cana foi de aproximadamente 20,5% na região Centro Sul, em oposição à média de 15% nos últimos 12 anos.
Caso as condições climáticas mantenham-se próximas aos índices normais, há expectativa de aumento no rendimento agrícola dos canaviais da região Centro Sul entre 7% e 9%.
Usinas esperam ter mais eficiência na colheita mecanizada da próxima safra, decorrência da maior produtividade nos campos de cultivo. Este incremento poderá resultar na diminuição dos custos de CTT (corte, transbordo e transporte), um dos mais relevantes em operações agrícolas.
Há otimismo também quanto aos níveis de ATR esperados para a próxima temporada. As chuvas abundantes do ciclo 12/13 durante o período de colheita contribuíram para que grandes quantidades de impurezas minerais fossem carregadas às usinas. Se a ocorrência de chuvas ao longo de 2013/14 for de acordo com a normal climatológica, haverá melhores níveis de ATR que os observados na safra anterior.
Considerando as variáveis mencionadas, a moagem de cana-de-açúcar no Centro Sul do Brasil é estimada entre 580 milhões a 590 milhões de toneladas no ciclo 2013/14, contra as 535,7 milhões de toneladas da safra 2012/13.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura