Dagma já negociou 100 mil sacas de sementes de soja

Parceria da Agro Amazônia e GDM foi aprovada pelo Cade; cada uma detém 50%; a marca surgiu de acrônimo formado pelas iniciais da Agro Amazônia e da GDM

22.09.2022 | 16:56 (UTC -3)
Kayque Viana

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a parceria comercial entre a GDM e a Agro Amazônia para desenvolver, de maneira conjunta, sementes de soja no Brasil.

Para isso, as duas empresas uniram suas principais características como forma de ampliar os negócios. A Agro Amazônia entra com a sua capacidade de suporte técnico e uma cobertura junto aos produtores com a sua capilaridade na rede de distribuição. Já a GDM participa dessa parceria com o seu conhecimento em pesquisa em genética, que a tornou uma líder mundial no seu ramo.

Desde então, a Dagma, marca criada pelas empresas, tem como objetivo principal oferecer tecnologia que promova aumento da produtividade nas lavouras, além de se tornar uma das maiores marcas de sementes de soja do País. Após a decisão do Cade, já foram negociadas mais de 100 mil  sacas de sementes junto aos produtores do setor até setembro de 2022.

“A Dagma traz uma união de know how que se complementam. A Agro Amazônia tem um conhecimento regional da soja desde quando começou a ser plantada na região Centro-Oeste. A partir daí, começamos a agregar conhecimentos através de gerações sempre com respeito à legislação e ao cliente para perpetuar o uso da terra com sustentabilidade. Assim é possível por meio das sementes otimizar a utilização das áreas plantadas”, explica Luís Diniz, diretor de Integração de Negócios da Agro Amazônia.

O gerente de Marketing da GDM no Brasil, Ricardo Franconere, destaca que a empresa contribui na parceria através de uma genética de soja de alta performance. “Temos profundo conhecimento em sementes e a Dagma vem para contribuir com o negócio do agricultor brasileiro e fazer a diferença nas lavouras. Houve muito foco em uma cultura enraizada nos produtores em buscar soluções de maior sustentabilidade e que proporcionem melhores resultados”, afirma.

A sinergia acontece pela combinação da expertise da GDM no melhoramento genético com a capilaridade de comercialização da Agro Amazônia. “Desta forma, a parceria propicia boa oportunidade de crescimento para ambas as partes, além de incrementar a oferta de sementes de soja de alta qualidade aos agricultores brasileiros”.

Participação no mercado de sementes

O lançamento da Dagma ocorre após três anos de trabalho desenvolvido pelas empresas, desde o planejamento até o anúncio oficial. A nova marca chega com a expectativa de conquistar um aumento de participação no mercado de soja, nas áreas de atuação da Agro Amazônia.  

Para disputar espaço neste concorrido mercado, a Dagma inicia com uma linha de seis variedades, das quais uma é de ciclo precoce, três médios e uma de ciclo tardio. Outro fator importante é que a marca terá, já em seu primeiro ano, materiais Intacta, Intacta 2 xtend e Conkesta Enlist que são as mais modernas plataformas biotecnológicas do mercado. “Isso mostra também que a Dagma está comprometida em levar para o campo as soluções mais modernas, com a tecnologia que o agricultor precisa.”

Já o acesso ao mercado será realizado diretamente ao agricultor por meio da rede de distribuição da Agro Amazônia, antecipa Diniz. “Esse trabalho ocorrerá diretamente ao agricultor por meio da nossa capilaridade”, ressalta.

Em relação aos produtos, o gerente de Marketing da GDM reforça que a ideia é mudar o patamar da produção com sementes de altíssima qualidade. “Além disso, queremos entregar ao agricultor variedades de alto teto produtivo junto com as soluções de manejo de pragas e controles de plantas daninhas disponíveis no mercado brasileiro”, completa Franconere.

Sobre a Dagma

A nova marca de sementes de soja do mercado surgiu por meio de uma parceria estratégica firmada entre a Agro Amazônia – maior distribuidora individual brasileira de insumos agropecuários – e a líder em genética de sementes GDM, fundada na Argentina. Cada uma conta com participação de 50% na Dagma, cuja marca surgiu com a combinação de um acrônimo formado pelas iniciais da Agro Amazônia e da GDM. Além disso, tem o significado de “dias de glória” por meio das palavras sueca “dag” (dia) e alemã “mar” (glória).

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