Cursos da Ufla têm número recorde de candidatos

05.02.2010 | 21:59 (UTC -3)

Cerca de 16 mil estudantes se candidataram as 1113 vagas oferecidas por meio do SiSU. Recorde anterior era de 10.321 inscritos.

Exatos 16.013 estudantes de todo o Brasil se candidataram as 1113 vagas oferecidas pela Ufla por meio do SiSU - Sistema de Seleção Unifica, do MEC. “O número é 55% maior do que o recorde anterior pois, até então, o máximo de inscritos em vestibulares da Ufla ocorreu em 2009, quando houve 10.321 candidatos, assim mesmo somados os dois períodos”, comemora o Pró-Reitor de Graduação da Ufla, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior.

Chrysostomo ressaltou que “não é que o processo seletivo da Ufla fosse ruim, mas embora a universidade seja conhecida nacionalmente, nós não conseguíamos atingir, em âmbito nacional, os estudantes que queriam vir para a instituição”.

Outra questão apontada pelo pró-reitor é que “a nota de corte de todos os cursos oferecidos pela Ufla foi bastante alta, o que significa que contaremos com estudantes com ótima qualificação esse ano”, afirmou Chrysostomo.

Mais procurados

De acordo com números divulgados pelo MEC, o curso mais concorrido na Ufla é um dos que foi criado no ano passado: Nutrição, com 29,1 candidatos por vaga, seguido pelo tradicional curso de Administração, com 23,2 candidatos por vaga e por Engenharia Ambiental (21,4 c/v), também criado no ano passado.

Destaca-se, ainda, que os três cursos que obtiveram o maior número total de inscrições foram o de Agronomia, com 2091 interessados, o de Educação Física, com 1813 candidatos e os de Medicina Veterinária, com 1517 inscritos.

O pró-reitor afirmou que as principais surpresas, para a Ufla, estão relacionadas às licenciaturas, entre elas, o caso da Educação Física, por exemplo, para o qual a concorrência saltou de cerca de 5 por vaga para 18,7 por vaga e Física, que tinha uma procura de 1,8 inscritos por vaga e foi a 8,9 por vaga.

Chrysostomo comentou, ainda, que “como a matrícula na Ufla é a única online entre as instituições que ofereceram vagas pelo SiSU, existe uma grande expectativa de que essas matrículas sejam realmente efetivadas”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Lavras - 35.3829.1104 -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025