Curso sobre tecnologia de aplicação de agroquímicos será apresentado na 7ª Semana de Integração Tecnológica em Sete Lagoas, MG

14.05.2014 | 20:59 (UTC -3)

Luiz Guilherme Wadt, analista da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) ministra o curso Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos na 7ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), organizada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), de 19 a 23 de maio de 2014.

Conforme Wadt, “o objetivo do curso é conscientizar os tomadores de decisão sobre as operações de aplicação de agrotóxicos de uma maneira geral (químicos ou biológicos) a respeito as necessidades de monitoramento das pragas ou doenças das plantas para definição do nível de dano - ponto em que seria recomendado a aplicação de agrotóxicos - sobre a identificação dos alvos biológicos a serem atingidos pelas pulverizações - idade, estrutura física ou regiões das plantas de maior ocorrência do agente causal do dano - e também sobre a necessidade de monitoramento da deposição das gotas geradas na pulverização sobre os respectivos alvos biológicos”.

Neste ano, o tema da SIT é "Agricultura em territórios mineradores" e o foco é mostrar que fortalecer a agricultura simultaneamente com a atividade mineradora é um passo decisivo na busca de sustentação socioeconômica e ambiental desses territórios. “Em uma região onde temos mineração de calcário, ardósia, minério de ferro, argila e água, o assunto é de grande relevância”, acredita Derli Prudente Santana, Supervisor do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo.

O seminário de abertura tem a intenção de trazer temas que possibilitem uma discussão entre as prefeituras, associações e lideranças regionais, sobre a viabilidade de parcerias para tratar de assuntos comuns a todos.

Em 2014, dentro do contexto de um início de ano com escassez de chuvas, o objetivo é discutir o tema "Pagamento por serviços ambientais", trazendo a experiência da Agência Nacional de Águas (ANA), sobre o Programa Produtor de Água e o Projeto Conservador das Águas em Extrema, no sul de Minas Gerais.

Os seminários dos dias 20, 21 e 22 abordam assuntos importantes para a agricultura familiar, típica da região e procuram enfocar demandas levantadas junto aos usuários. O Seminário de Inovação, no dia 23, tem o objetivo de discutir temas inovadores ou relevantes.

As atividades são realizadas na Embrapa Milho e Sorgo, na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e na Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ).

Cursos

Serão realizados cinco seminários e mais de 40 cursos sobre os mais variados temas. Considerando que o público envolve agricultores, técnicos, estudantes, lideranças e comunidade em geral, há uma diversidade muito grande de temas. As inscrições para os cursos podem ser feitas diretamente no site http://sit.cnpms.embrapa.br/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro