Curso sobre produção integrada de manga

15.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

De quarta-feira (17/06) até sexta-feira (19) a Embrapa Semi-Árido realiza o curso sobre “Capacitação de Técnicos em Produção Integrada de Manga”.

O evento integra o programa de treinamento da instituição voltado para preparar profissionais e agricultores nas normas técnicas desse sistema de produção que otimiza com práticas agrícolas sustentáveis o desempenho econômico do negócio dessa fruta.

No Vale do Submédio São Francisco estão implantados cerca de 20 mil hectares de mangueiras. Mais de 7.600 deles, distribuídos por 226 empresas, são manejados de acordo com as normas técnicas da produção integrada para a cultura aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os treinamentos promovidos pela Embrapa procuram atender demandas do setor.

O negócio da manga da região é um dos maiores do país. Segundo dados da Valexport, desde 1997 – a exceção dos anos 2000 e 2001 – a participação da produção nas exportações brasileiras foram superiores a 90%. Esta performance mostra que produtores e empresários da região estão atentos às

mudanças do mercado e à adoção de sistemas agrícolas modernos, a exemplo da Produção Integrada de Frutas, explica o engenheiro agrônomo Paulo Roberto Coelho Lopes, pesquisador da Embrapa Semi-Árido.

A programação técnica do curso inclui palestras sobre Práticas Agrícolas, Educação ambiental, Nutrição e adubação, Manejo de água, Manejo de pomar, Manejo Integrado de pragas, Manejo de doenças, Manejo Racional de agrotóxico. No último dia, está marcada uma prática de campo orientada por

técnicos da Valexport.

As vagas são limitadas e custam R$ 70,00 (setenta reais). Os interessados deverão se dirigir ao Escritório de Apoio da Embrapa Semi-Árido, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. O curso terá o seguinte horário: das 07h30 min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas. Na sexta-feira, aula prática das 07h30min às 12 horas.

Fonte: Embrapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro