Técnica deve aumentar produção cafeeira em 20%
No dia 13 agosto de 2010, o Instituto de Zootecnia, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estará sediando o "Curso sobre controle de Foot rot (podridão dos cascos)". Este curso, coordenado pela pesquisadora Cecília José Veríssimo, especialista em sanidade de ovinos, estará sendo ministrado pelo médico veterinário e professor Dr. Luiz Alberto Oliveira Ribeiro, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O professor Luiz Alberto O. Ribeiro é um dos maiores especialistas nesta doença que afeta os cascos dos ovinos. A podridão dos cascos é uma doença de origem bacteriana que tem se alastrado por todo país, e também no Estado de São Paulo. De difícil controle, a doença foi apontada como a segunda mais frequente, só perdendo para a verminose, segundo inquérito feito pelo site farmpoint junto a seus leitores(www.farmpoint.com.br/pop/noticia.asp?noticiaID=61800&areaID=1&secaoID=8).
Igualmente, em inquéritos feitos pela pesquisa, pelo próprio Prof. Luiz Ribeiro, a doença é a segunda mais diagnosticada em rebanhos ovinos do Rio Grande do Sul, depois da verminose (Ribeiro, L. A. O. et al. Causas limitantes da produtividade ovina na metade sul do RS e soluções economicamente executáveis. A Hora Veterinária, Ano 26, n. 153, p. 31-34, 2006).
Essa doença provoca graves prejuízos financeiros à ovinocultura, com perdas significativas na eficiência reprodutiva, principalmente quando os machos reprodutores são afetados.
O curso constará de aulas teóricas pela manhã (etiologia, sintomas, diagnóstico clínico, tratamento, controle e prevenção da doença) e aula prática à tarde (apara de casco, vacinação, colheita de material para exame microbiológico). O curso será realizado no próprio Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio da Bayer e do CRMV-SP, e o apoio do Laboratório Hipra e da Fundag.
Para o produtor e o técnico que estão se deparando com a doença no campo será uma ótima oportunidade de tirar suas dúvidas.
Inscrições antecipadas e em grupo (no mínimo 5 inscrições de uma vez) e estudantes pagam a menor taxa de inscrição. Médicos Veterinários e Zootecnistas inscritos no CRMV-SP e produtores ligados a associações de produtores também têm descontos especiais.
Informações sobre como efetuar as inscrições encontram-se na página do evento dentro da página do IZ
).
É necessário copiar, colar e preencher a ficha de inscrição, enviando para o e-mail:
Ao efetuar o pagamento da taxa de inscrição é necessário indicar o Código identificador: (618), e anexar o comprovante do pagamento juntamente com a ficha de inscrição por e-mail ou por fax (19) 3466-9413. Maiores informações também nos fones (19) 3466-9455 e (19) 3466-9431.
Coordenadora do Evento
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura