Reunião do trigo e triticale termina com definições para a próxima edição
A Prefeitura de São Pedro firmou parceria com o Centro Educacional Açúcar e Álcool, instituto voltado para cursos profissionalizantes no setor sucroalcooleiro, para aumentar e capacitar a mão de obra na cidade. O município está localizado em uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Estado.
De acordo com dados do Governo Estadual, no ano passado a indústria sucroalcooleira paulista produziu 19,7 milhões de toneladas de açúcar e 16,7 milhões de metros cúbicos de álcool, o que representa, respectivamente, 63% e 61% do total produzido no Brasil. A cultura da cana ocupa cerca de 4,5 milhões de hectares de terras, distribuídos em praticamente todo o Estado. Além disso, pelo protocolo feito entre o Governo do Estado, os trabalhadores e os produtores, ficou determinado que a queima da cana será proibida no Estado até 2014, o que aumentará a demanda por profissionais qualificados para trabalhar na colheita mecânica.
Para Bruno Arissa, coordenador do Centro Educacional Açúcar e Álcool, “a escola visa oferecer a oportunidade de ampliar o conhecimento daqueles que já estão na área sucroalcooleira, ao mesmo tempo em que dá a oportunidade para aqueles que querem ingressar no setor”. Já Daniel Batista, secretário municipal de Educação, diz que “esses cursos profissionalizantes contribuem para que o mercado de trabalho esteja preparado para quando for efetivamente proibido a queima da cana e para acompanhar o crescimento do setor.”
O curso operador de colhedora mecânica de cana de açúcar tem duração de seis meses e é voltado para ambos os sexos. Os interessados devem ter mais de 18 anos e o ensino fundamental completo. O valor da inscrição é R$ 30,00 e a mensalidade será de R$ 99,90. O início do curso está previsto para o dia 27 de agosto e as inscrições podem ser feitas na secretaria municipal de Educação. O telefone para mais informações é: (19) 3481-3314.
Ex-Libris Comunicação Integrada
www.libris.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura