Curso de Pagamento por Serviços Ambientais em Extrema/MG

08.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

O Departamento de Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Extrema/MG apresenta o II Curso de Pagamento por Serviços Ambientais - Projeto Conservador das Águas. O Curso será realizado no dia 30 de julho.

As vagas são limitadas (30 participantes).

Inscrições e programação no site

O grande objetivo do programa Conservador das Águas é garantir a sustentabilidade socioambiental das práticas implantadas por meio do pagamento pelos serviços ambientais e gerar incentivos econômicos a proprietários que ainda têm áreas de floresta nativa e/ou que querem se adequar ao código florestal vigente. Este projeto é a primeira iniciativa municipal brasileira que implanta o Pagamento por Serviços Ambientais baseada na relação existente entre a floresta e os serviços prestados por ela em relação à qualidade e quantidade de água.

Projeto pioneiro brasileiro onde a Cidade de Extrema-MG implantou o projeto "Conservador das Águas". O maior beneficiado do projeto é a Região Metropolitana de São Paulo, uma vez que grande parte da água produzida em Extrema, através do Jaguari desembocam no Sistema Cantareira, o maior sistema de abastecimento de água da América do Sul e fonte de 50% da água que chega à 9 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo. Deve ser considerado ainda que na capital paulista, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), utiliza cinco vezes mais produtos químicos para tratar a água da represa de Guarapiranga do que para o sistema Cantareira.

Palestrante

Paulo Henrique Pereira - Idealizador, Coordenador e Gestor do Projeto Conservador das Águas.

Biólogo, com Pós-graduação em Gerenciamento Ambiental – ESALQ/USP, Diretor Depto. de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Extrema, MG.

PROJETO CONSERVADOR DAS ÁGUAS - “ O primeiro projeto de pagamentos por serviços ambientais do Brasil e um dos poucos do mundo, sendo comparado ao bem sucedido projeto das bacias de Croton, Catskill e Delaware de Nova York, que utilizou a mesma estratégia” – Fonte: The Nature Conservancy ( TNC ).

Realização

Departamento de Meio Ambiente de Extrema da Prefeitura Municipal de Extrema

Infobibos - Informações Tecnológicas para o Agronegócio

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025