Workshop apresenta vantagens da produção de etanol de milho em MT
A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a UFT – Universidade Federal do Tocantins, está enfatizando a importância da meteorologia em decisões, em diversas áreas, construção civil, saúde e, principalmente na agricultura. O curso iniciado nesta segunda-feira (19), encerra na sexta-feira (23), na Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.
Podem participar da capacitação profissionais meteorologistas de todos os estados brasileiros. Durante a semana, serão ministradas aulas teóricas sobre os temas: meteorologia básica, zoneamento agroclimático, hidrologia e gestão de recursos hídricos, climatologia e agromatologia.
Para a meteorologista da UFT e ministrante do curso, Roberta Araújo, a capacitação, além de outros conhecimentos, pretende repassar aos profissionais a importância da ciência para o dia-a-dia das pessoas no campo e na cidade. “Na agricultura, o estudo influência decisivamente, pois o produtor para plantar precisa saber condições climáticas e temporais, sabendo a época certa de plantio e colheita de cada cultura”, informou.
Segundo o observador meteorologista da Seagro, Expedito Campelo, a meteorologia auxilia, também na irrigação agrícola, potencial que vem sendo explorado no Tocantins em vários projetos e propriedades rurais. “Com a previsão meteorológica é mais fácil calcular a medida certa de água que deve ser usada nos plantios naquele período”, argumentou.
A meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo. Estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera e as interações entre seus estados dinâmicos, físico e químico, com a superfície terrestre subjacente.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura