Curso de Especialização em Manejo do Solo será realizado em 2012

07.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Luiz Erivelto de Oliveira Júnior

Oferecido desde 1998 pelo Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, o Curso de Especialização em Manejo do Solo, aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura, aborda e discute com os participantes as bases teóricas e práticas de manejo necessárias para uma produção agrícola sustentável, economicamente justa e ambientalmente correta. Além de promover intercâmbio entre profissionais dos setores de pesquisa e de produção agropecuária.

O curso tem duração de dois anos e já contou com a participação de cerca de 500 profissionais de liderança conhecida nas áreas agronômica, florestal e ambiental.

O profissional que cumpre todas as etapas do curso, incluindo apresentação de uma monografia, recebe o título de ‘Especialista em Manejo de Solo’, pela USP, correspondente a uma pós-graduação Lato Sensu.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Ciência do Solo, da ESALQ, e especialistas convidados. Os temas abordados vão além dos tradicionais ligados ao manejo do solo e de interesse de engenheiros agrônomos, florestais, agrícolas, ambientais, geólogos, geógrafos, biólogos etc., relacionando o solo e o meio ambiente, atraindo pessoas de todos os estados do país.

Há aulas teóricas e práticas, dando oportunidade ao alunos de interagir e interpretar estudos de casos e realizar análises laboratoriais em amostras de diversos tipos de solos.

Há também aulas de campo, para conhecer os principais atributos das diversas classes de solo, restauração de áreas degradadas, sintomas de deficiência e toxicidade dos elementos nas principais plantas cultivadas, avaliação de camadas compactadas do solo, interpretação de boletins de análises de solo, calagem, gessagem e o manejo da adubação mineral e orgânica.

Além de Piracicaba, o curso é oferecido em outras cidades, tendo concluído uma turma em 2009, em Bebedouro (SP), em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo e da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro. Fora do estado de São Paulo, é oferecido em Ponta Grossa (PR), em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), e Goiânia (GO), em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEAGO).

Tanto em Goiânia quanto em Ponta Grossa, o Departamento de Ciência do Solo da ESALQ conta com apoio de docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Universidade Federal de Goiás.

As aulas para a próxima turma da ESALQ em Piracicaba começam em março de 2012. Haverá também turmas em Ponta Grossa (PR), Rio Verde (GO) e Sinop (MT). Para inscrição no curso, a coordenação irá concederá desconto de 10% nas mensalidades para engenheiros e profissionais ligados as empresas associadas do IPEF.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025