CAPADR endossa pauta da cafeicultura
A Associação Brasileira de Angus (ABA), juntamente com o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), promoveu o IV Curso de Credenciamento e Atualização de Avaliadores Promebo/Angus para cerca de 30 participantes, entre criadores e técnicos. O curso que objetiva a capacitação técnica em melhoramento genético teve aulas teóricas realizadas na sede da ABA, em Porto Alegre, e práticas na Fazenda Ranchinho (Mostardas/RS), do Condomínio Mathias Velho.
No primeiro dia de atividade, foram apresentados, especialmente princípios e critérios de seleção bovina, interpretação dos relatórios genéticos e Sumários de Touros, assim como detalhes do sistema de avaliação por escores visuais. As explicações foram orientadas pelo representante da GenSys Mario Luiz Piccoli e o coordenador técnico do Promebo, Leonardo Talavera Campos. A assessora técnica da Associação Brasileira de Angus, Fernanda Kuhl apresentou detalhes sobre o padrão racial da Angus e o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fernando Velloso, informou sobre a importância do melhoramento genético na qualidade da carne. Nesse dia, foi oferecido um almoço aos participantes na Churrascaria Barranco, parceira da Associação Brasileira de Angus no Programa Carne Angus Certificada.
No segundo dia de atividades, foram aplicadas práticas em um dia específico para a análise a campo. Na Fazenda Ranchinho, os alunos avaliaram escores visuais para Conformação, Precocidade, Musculatura e Tamanho (CPMT), como também escore para pelame e método de contagem de carrapato. Os participantes foram recebidos pelos médicos veterinários responsáveis pela propriedade, Marcelo Maronna, Fernando Maronna, Felipe Scherer . Os técnicos apresentaram o modelo de produção da Ranchinho mostrando lotes de vacas de cria, touros e novilhas Angus. No treinamento de avaliação, foram disponibilizados terneiros Angus (machos e fêmeas). As atividades práticas foram conduzidas por Piccoli e Campos. Após o treinamento, foi oferecido um almoço aos participantes como desfecho das atividades e confraternização.
Informações adicionais sobre a Associação Brasileira de Angus: (51) 3328 9122 / www.angus.org.br
Fonte: Associação Brasileira de Angus/Luciana Bueno Escritório de Comunicação (51) 9181 7734
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura