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A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), realiza, de 5 a 9 de outubro, no Auditório da Unidade, curso de capacitação básica em educação ambiental voltado à corporação de guardas municipais, estudantes, professores, ambientalistas e demais interessados.
O conteúdo teórico-prático é desenvolvido e ministrado por pesquisadores e técnicos da Embrapa, cujo conhecimento será transferido em linguagem adaptada ao público a que se destina. O curso ocorre das 8h30 às 17h.
Conforme Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador do curso, a capacitação fornece ferramentas conceituais para entendimento dos problemas ambientais, subsidiando os participantes para o gerenciamento adequado dos recursos naturais. "Abordará os principais conceitos ecológicos, por meio de uma visão sistêmica na compreensão do funcionamento da natureza", diz Bettiol.
A programação prevê noções de ecologia e gestão ambiental; recursos hídricos; conceitos sobre solos; legislação ambiental, características e importância das matas ciliares e das áreas de preservação permanente (APA); geração, tratamento e disposição de resíduos urbanos; interações fauna, flora e animais peçonhentos; agrotóxicos;competências em educação ambiental; cultivo de árvores e ocupação territorial.
Irá tratar dos aspectos conceituais da Ecologia, níveis de organização da natureza, sistemas, populações, comunidades e ecossistemas. Outros pontos abordados serão os fatores ecológicos, a sucessão ecológica, clímax, biomas, estrutura e funcionamento de ecossistemas, ciclos biogeoquímicos e fluxo de energia, avaliação de impactos ambientais, ecologia de paisagem e gestão ambiental.
Abordará os conceitos gerais sobre o ciclo da água, sua distribuição no planeta e no Brasil, principais agentes causadores de poluição agrícola, urbana e industrial, que podem extinguir as fontes de abastecimento, redução da biodiversidade, erosão, enchentes, doenças, amostragem e monitoramento de qualidade, definição de parâmetros e indicadores de qualidade, indicadores biológicos, relações entre a qualidade de água e a concentração de matéria orgânica, saúde e medidas para prevenir o seu desperdício. Pretende-se dividir os alunos em grupos e levá-los para uma coleta de água e de sedimentos em um ponto de um rio de Jaguariúna. O objetivo é fazer com que aprendam a utilizar as sondas multipârametros de qualidade de água e também a draga de Ekman. Em seguida, terão a oportunidade de utilizar vários kits de qualidade de água no Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (LEA) da Embrapa Meio Ambiente e também participar da lavagem dos sedimentos coletados pela draga, da triagem e identificação taxonômica dos organismos bentônicos, bem como observar na lupa a coleção desses organismos indicadores de qualidade. A idéia é associar a saída a campo com o trabalho de laboratório.
Essa tema abrange cobertura pedológica, conceito, funções, lençol freático, seus horizontes, matéria orgânica, perfil, formas de degradação, erosão, contaminação, compactação, selamento e formas de recuperação do solo. Como também a qualidade, a contaminação, a degradação e suas consequências no solo.
Outro ponto fundamental do curso será sobre a mata ciliar, as legislações existentes, sua destruição e recomposição, características e espécies das plantas que vivem nesse ambiente, animais, sua importância para a qualidade das águas, preservação dos rios e outros corpos hídricos, órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e os crimes ambientais. Além dos aspectos teóricos são realizadas visitas à diversas áreas para discussão das diferenças ambientais.
Toda e qualquer atividade humana leva à produção de resíduos, que se transformaram em um dos maiores problemas ambientais. Por isso, serão abordados conceitos sobre resíduos sólidos, líquidos e gasosos, poluição, contaminação, biodegradação, descontaminação e biorremediação. Serão discutidos os problemas causados pelos resíduos urbano-industriais (lixo e esgoto), bem como as suas formas de tratamento e utilização.
Serão apresentadas algumas formas para redução de produção de resíduos, reutilização e reciclagem. Também serão discutidos os potenciais e os problemas da utilização de resíduos urbano-industriais como fertilizante ou condicionador de solos.
Os tipos de relações (harmônicas e não harmônicas) entre as espécies serão apresentados com detalhes. Como interação harmônica, há o mutualismo - relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde os envolvidos são beneficiados e a associação é necessária para a sobrevivência de ambos; a protocooperação, relação entre espécies diferentes, ambas beneficiadas, podendo viver de modo independente; as colônias, também entre indivíduos da mesma espécie, ligados fisicamente entre si, onde a divisão de trabalho pode acontecer ou não; o comensalismo, onde uma das espécies se beneficia sem, no entanto, prejudicar a outra; o inquilinismo, relação entre espécies diferentes, onde apenas uma se beneficia sem prejudicar a outra; sociedade, relação entre indivíduos de mesma espécie, não unidos fisicamente, com divisão de trabalho e uma grande solidariedade.
Nas relações desarmônicas, citam a competição, indivíduos de mesma espécie ou de espécies diferentes disputam recursos que não existem em quantidade suficiente; no canibalismo, indivíduos de mesma espécie matam o outro para se alimentar; predatismo, onde espécies diferentes capturam e matam o outro para alimentar-se; parasitismo, relação entre espécies diferentes, onde uma, o parasita, beneficiada, se alimenta da outra, hospedeira.
A parte teórica irá abordar o histórico do uso dos agroquímicos na agricultura, que pode ser convencional, orgânica e agroecológica, a contaminação do agricultor e do meio ambiente, conceitos sobre agrotóxicos e defensivos, inseticidas, fungicidas, herbicidas, bactericidas, acaricidas, a classificação deles quanto à toxicidade, os cuidados necessários para o seu manuseio e aplicação, a Lei dos agrotóxicos e a responsabilidade legal e ambiental dos envolvidos – empresa produtora, empresa revendedora, agrônomo, agricultor e aplicador. A obrigatoriedade da tríplice lavagem, disposição das embalagens e seu destino final.
Os fundamentos sobre habilidades e competências, educação e cidadania, sociedade e meio ambiente, responsabilidade social, sustentabilidade, desenvolvimento de competências para toda a vida e métodos de educação ambiental serão apresentados e discutidos.
Esse tema irá abordar a definição de agricultura familiar, sua importância para o desenvolvimento do país, uma vez que é responsável por boa parte da produção de alimentos, a necessidade da preservação ambiental, além de mudanças em curso sobre legislação do uso das terras na agricultura familiar e sistemas agroflorestais em áreas de proteção permanente e reserva legal. Serão relatadas também experiências de produção agroecológica em agricultura familiar e assentamentos rurais.
Para finalizar, os alunos plantarão árvores, para que o contato motive uma conversa sobre os produtos gerados pelas mesmas. Nesta programação prática será apresentado o cultivo, a adequação para os centros urbanos, o plantio e a manutenção, além dos cuidados mínimos. Com isso, torna-se possível ressaltar o bem-estar social, a relação homem x árvore x animal, as plantas nativas e exóticas, o preparo indicado do solo para o cultivo, além de divulgar os símbolos relacionados com as árvores.
As vagas são limitadas a 52 participantes, por ordem de inscrição. Valor da inscrição R$ 300,00.
Inscrições pelo site da Fundação Arthur Bernardes
Mais informações com Cristina Tiemi pelo telefone 19. 3311-2610
Cristina Tordin
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608 /
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