Geo Agri participa do curso de atualização em Agricultura de Precisão na ESALQ
Com objetivo de mostrar os principais agentes de contaminação ambiental na propriedade e seu potencial poluidor, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza nos dias 13 e 14 de julho de 2011, o 7º curso de Adequação Ambiental da Lavoura de Arroz, no auditório 2, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. O curso visa, também, conscientizar técnicos da importância da adoção de práticas ambientalmente corretas na lavoura de arroz irrigado e nas propriedades rurais.
Segundo a engenheira agrônoma e pesquisadora da EEA, Vera Mussoi Macedo, está previsto, nesta edição, um período maior para discussão dos temas e para melhor aproveitamento da experiência profissional dos palestrantes convidados. Além disso, estão programadas duas mesas redondas para discussão de "Por que e como fazer a adequação ambiental?" e outra sobre "As ações efetivas para adequação ambiental" com a participação dos palestrantes.
Entre os assuntos em destaque, o tema “Boas Práticas Agrícolas no cultivo de arroz irrigado” será abordado pela primeira vez e ministrado pelo professor e consultor técnico do Irga, Claudio Mario Mundstock.
O Irga lançará, em breve, o Manual de Boas Práticas Agrícolas. O documento divulgará as práticas recomendadas, além de contar com uma análise em interação com os preceitos da sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural da cadeia orizícola.
Conforme Mundstock, o manual das práticas agrícolas esclarece como reduzir ou neutralizar os impactos ambientais na lavoura de arroz. “O Irga realiza treinamentos com engenheiros agrônomos e técnicos envolvidos na lavoura de arroz para que adotem as práticas ambientalmente corretas”, afirmou
Participam técnicos da Secretaria do Meio Ambiente/Fundação Estadual de Proteção Ambiental, do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Senai, do inpEV, da ANDEF, da Querodiesel, da Federarroz, de representante do Crea-RS e de técnicos do Irga.
As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas pelo e-mail:
ou pelo telefone (51) 3470.0607, com Angelica. Mais de 40 pessoas já se inscreveram.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura