Curso capacita fiscais agropecuários em biotécnicas avançadas de reprodução animal

15.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, promove no período de 11 a 15 de julho, no Campo Experimental Fazenda Sucupira, em Brasília, DF, um curso de capacitação voltado a fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Os palestrantes e instrutores do curso são pesquisadores e técnicos da Embrapa e profissionais de instituições públicas e de empresas privadas ligadas à área de reprodução animal no Brasil. Além do Campo Experimental, as aulas acontecem também nos laboratórios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Plano Piloto, DF) e no Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL) da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF).

O curso faz parte de um projeto aprovado no Edital MCT/CNPq/MAPA/SDA nº 64/2008 - Ações de Defesa Agropecuária / Linha 3 - Capacitação de Recursos Humanos, cujo líder é o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maurício Franco. O objetivo é capacitar os fiscais agropecuários na área de biotecnologia da reprodução animal, abrangendo todos os níveis tecnológicos para manipulação e controle de animais de interesse zootécnico.

A capacitação está organizada em seis módulos que estão sendo ministrados desde 2009. Este é o quinto módulo e está sob a coordenação da pesquisadora Margot Dode. O curso permite a especialização dos fiscais em biotécnicas de ponta em Reprodução Animal, contribuindo para a melhoria nos serviços de vigilância sanitária animal, que são prestados por esses profissionais do MAPA.

O Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores exportadores mundiais de genética bovina, principalmente para países tropicais e assim, é extremamente importante investir na capacitação, treinamento e atualização dos profissionais que atuam como fiscais dos órgãos oficiais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025