Proibição do ingrediente ativo paraquate em produtos agroquímicos no Brasil
Ficariam proibidas, a produção, a importação, a comercialização e a utilização de produtos técnicos e formulados à base do ingrediente ativo paraquate
A valorização das práticas de inovação, sustentabilidade e eficiência é uma das principais metas do Comitê Estratégico de Soja Brasil (CESB). Por meio do Desafio CESB, os produtores regionais são estimulados a aumentar sua produtividade de soja utilizando tecnologias inteligentes, e assim eles são premiados por seu desempenho. Em [data a ver], durante o Fórum Regional de Máxima Produtividade de Soja, os produtores da região Norte/Nordeste serão contemplados.
Para o diretor de Marketing do CESB, Nilson Caldas, a ação é uma importante forma de reconhecer e valorizar os produtores regionais, que estão aumentando os índices médios de produtividade. “Com a realização do evento, vamos contribuir para que os sojicultores extraiam ainda mais o potencial máximo da cultura, aliando dois pontos fundamentais: sustentabilidade e rentabilidade”, diz o diretor.
O campeão do 12º Desafio CESB NO/NE é o Condomínio Milla, uma propriedade que está na sua primeira geração familiar com 15.197 hectares destinados à produção de soja. Na safra 2019/2020, foram produzidas 101,8 sacas de soja por hectare (sc/ha). A média nacional, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi de 55,5 sc/ha. A produção teve consultoria de Luis Gabriel de Moraes Jr.
Uma vez que a propriedade está localizada na Baixa Grande do Ribeiro (PI), o clima foi uma das principais vantagens da produção, aliado com o aporte de matéria orgânica no solo e a qualidade geral das técnicas agrícolas.
As estratégias utilizadas para atingir excelência em cultivo serão discutidas no Fórum Regional de Máxima Produtividade de Soja, evento online e gratuito. O consultor Luis Gabriel de Moraes Jr. falará a respeito acompanhado do pesquisador Sergio Abud, membro efetivo do CESB e pesquisador do programa de melhoramento genético e manejo da cultura da soja. O debate será mediado por Leandro Zancanaro, também membro efetivo do CESB e mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O case completo da Região Norte/Nordeste já está disponível para download no site do Cesb, juntamente com os outros cases campeões.
Com grande relevância nacional, o Comitê Estratégico de Soja Brasil (CESB) é uma entidade sem fins lucrativos, formada por renomados profissionais e pesquisadores de importantes áreas do agronegócio, que formam uma rede sustentável em defesa da sojicultura brasileira. O Comitê é composto por 24 membros e 26 empresas patrocinadoras: BASF, Bayer, Syngenta, UPL, FMC, Jacto, ATTO Adriana Sementes, Brasmax, Viter, Compass Minerals, Corteva, DataFarm, Instituto Phytus, Mosaic, Omnia, Stara, Stoller, SuperBAC, Timac Agro, Ubyfol, Adama, Agrivalle, Fertilizantes Tocantins, Yara, IBRA e SOMAR Serviços Agro.
Quando: 24 de setembro de 2020
Horário: 19h00 (Brasília)
Inscrições no link.
Mais informações: www.cesbrasil.org.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura