Cultivares de soja da FT sementes apresentam ampla resistência aos nematoides de cisto, pratylenchus e galha

18.05.2015 | 20:59 (UTC -3)

A FT SEMENTES, apresenta a linha de cultivares de soja que aliam elevado potencial produtivo, estabilidade e a mais ampla resistência ao complexo de Nematoides de Cisto, Pratylenchus e Nematoides de Galha do mercado Brasileiro.

FTS TRIUNFO RR é uma cultivar do grupo de maturidade 8.1 e possui resistência à 11 raças de Nematoide de Cisto (R: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 14 e MR: 4+ e 14+) e Fator de Reprodução REDUTOR ao Pratylenchus brachyurus, além de possuir uma grande capacidade de engalhamento, o que possibilita economia na utilização de sementes.

FTS MASTER RR é uma cultivar do grupo de maturidade 8.1, possui resistência à 11 raças de Nematoide de Cisto (R: 2, 4, 5, 6, 9, 10, 14 e MR: 1, 3, 4+ e 14+) além de um altíssimo potencial produtivo. FTS GRACIOSA RR é uma cultivar do grupo de maturidade 8.0, possui resistência às raças 1 e 3 de Nematoide de Cisto e também resistência aos nematoides de galha, M. incognita e M. Javanica, além de altíssimo potencial produtivo.

“O comportamento diferenciado da FTS TRIUNFO RR e da FTS MASTER RR tem se destacado em locais onde Nematoides de Cisto são fatores limitantes à produtividade de soja. Estas cultivares da FT SEMENTES destacam-se pela ampla resistência, às 11 raças de NEMATOIDE DE CISTO, possibilitando o cultivo em áreas onde o plantio não era economicamente viável devido à altíssima infestação de diversas raças de nematoide de cisto. A perda de potencial produtivo ocasionada por Nematoides de Cisto muitas vezes não é percebida pelo produtor, pois somente nos casos mais severos e de altíssima infestação é que os sintomas nas plantas se tornam mais evidentes. Destaca-se ainda que a cultivar FTS TRIUNFO RR possui fator REDUTOR de multiplicação ao PRATYLENCHUS o que amplia ainda mais a possibilidade de utilização desta cultivar em áreas onde Cisto e Pratylenchus são considerados grave problema. Outro ponto de destaque nestas cultivares da FT SEMENTES é que o controle de plantas daninhas é facilitado pois estas cultivares são resistentes ao herbicida Glifosato, o que possibilita colher a lavoura no limpo”, comenta Maurício Terasawa, melhorista da FT SEMENTES e um dos responsáveis pelo desenvolvimento de cultivares da empresa.

“É muito importante salientar que a resistência genética é uma das ferramentas que deve ser utilizada para combater o complexo de nematoides e que nenhum método deve ser utilizado como única solução. A rotação de culturas e a utilização de espécies como crotalária também devem fazer parte das estratégias a serem utilizadas”, salienta o melhorista.

A FT SEMENTES disponibiliza sementes destas cultivares através da sua rede de associados e distribuidores para toda a região Centro-Oeste e Nordeste. Para maiores informações , consulte o site www.ftsementes.com.br .

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro