Pavilhão da Agricultura Familiar já vendeu mais de R$ 400 mil na Expointer
Durante a quinta edição da Tec-E-Inova, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), em conjunto com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), mostrou o potencial empreendedor das tecnologias disponíveis no Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (PROETA). Quem visitou o stand da incubadora na feira conferiu produtos e serviços inovadores incubados via este Programa em diferentes regiões brasileiras.
O convênio com a Embrapa, explica a analista da Embrapa Suínos e Aves, Thaisy Sluszz, prevê que esta Insituição forneça assistência técnica para os incubados e a Criatec atue na parte de gestão e desenvolvimento das empresas.
De acordo com a analista, são oferecidas tecnologias em vários ramos, mas algumas são mais adequadas à região. “Talvez as mais aplicáveis sejam a produção de farinhas isentas de glúten, que tem um mercado em expansão; a micropropagação de plantas in vitro de mudas de frutíferas ou outras culturas que podem ser adaptadas; e, tecnologias relacionadas à gestão e manejo de dejetos suínos, já que a região também é criadora desses animais”, cita. Thaisy diz ainda que existem outras possibilidades para os empresários que se interessem pelo PROETA, como biocontroles de pragas e doenças e processamento de alimentos.
Na Tec-E-Inova foram apresentadas cinco empresas já incubadas via PROETA, em diferentes regiões brasileiras. Da Bioclone, foram apresentadas mudas micropropagadas de abacaxi, banana, cana-de-açúcar e plantas ornamentais, e da Sabor Tropical foi apresentado o corante natural obtido a partir do processamento do caju, ambas empresas estão localizadas no Ceará. A Yellow Soluções Agrícolas (Campinas/SP) e a Ecodata (Concórdia/SC) apresentaram, respectivamente, a tecnologia de automação e de controle de tratamento de dejetos suínos. Já a BlazeiBrazil, empresa incubada em Brasília/DF, mostrou a Farinha do Imperador e biscoitos produzidos a partir do beneficiamento de cogumelos comestíveis, isentos de glúten.
Conforme a analista, no Rio Grande do Sul ainda não existe nenhuma empresa utilizando essas tecnologias. Os interessados no convênio ou nas tecnologias oferecidas pela Embrapa devem entrar em contato com a Criatec (55 - 3332 5468) para viabilizar o processo de incubação.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura