IHARA leva tecnologias para o 8º Congresso Brasileiro do Algodão, em São Paulo/SP
Os ataques de nematóides às lavouras, especialmente em culturas como soja, algodão, cana-de-açúcar, batata e café tem chamado cada vez mais a atenção de especialistas, uma vez que a presença desses vermes nas plantações representa queda de produtividade e, consequentemente, prejuízos aos agricultores.
Para lidar com o problema é preciso qualificação e orientação técnica. Justamente por isso, a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), realiza entre os dias 26 e 30 de setembro, em Uberaba/MG, o I Curso de Nematologia Agrícola. “O curso é uma reivindicação dos alunos e está sendo realizado por entendermos que a nematologia é uma área de atuação em amplo crescimento para o Engenheiro Agronômo. As culturas estão cada vez mais sofrendo prejuízos pelo ataque de nematóides”, afirma o coordenador do curso de Agronomia da FAZU, Sérgio Calzavara.
De acordo com o professor, até pouco tempo, a nematologia foi negligenciada pelas instituições de ensino. “Este assunto não era se quer lembrado ou quando incluído no curso, fazia parte de outra disciplina como a Fitopatologia. Atualmente, muitas faculdades e universidades trazem em sua grade curricular a disciplina de nematologia. Esta "inclusão" se deu pela necessidade de formar profissionais nesta área para atender a demanda existente”, esclarece Calzavara.
Entre os temas que serão apresentados no curso estão história, morfologia e fisiologia dos nematóides, metodologia de coleta e extração de nematóides de solo e raiz (teórica e prática), nematóides nas culturas do milho, soja, cana-de-açúcar e café.
A programação do curso oferecido pela FAZU contará com a participação de renomados profissionais da área. Dentre os palestrantes estão: Dr. Jaime Maia dos Santos (professor da UNESP, Campus de Jaboticabal/SP, atuante principalmente nos seguintes temas: manejo de fitonematóide, controle biológico de fitonematóides, taxonomia de fitonematóides, fungos nematófagos, microscopia eletrônica de varredura. Atua também como consultor técnico de multinacionais e grande produtores rurais. É um profissional de grande renome ma área nematológica); Prof. Dra. Maria Amélia (Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Desde 1994 é professora da Universidade Federal de Uberlândia. Atua principalmente com Levantamento de Fitonematóides em Diversas Culturas; Controle Integrado de Doenças por Fitonematóides e Microbiologia Agrícola e Ambiental); Prof. Dr. Sérgio Ademir Calzavara (Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Produção Vegetal também pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Doutorando em Produção Vegetal pela UNESP Jabotical (2007). Pós-Doutorado em Entomologia Agrícola também pela UNESP de Jabotical, onde foi orientado pelo Prof. Dr. Jaime Maia. Atualmente é Professor da FAZU e coordenador do curso de Agronomia); Eng. Agr. Vanessa dos Santos Paes (Atualmente é aluna de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho", atua em pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Nematologia do Departamento de Fitossanidade (UNESP-Jaboticabal). Possui Graduação pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nematologia Agrícola) e Eng. Agr. MS. Bruno Flávio Figueiredo (Possui graduação em Agronomia e mestrado em Entomologia Agrícola pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, campus de Jaboticabal (2005). Tem experiência na área de Fitossanidade, com ênfase em Nematologia. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia onde desenvolve pesquisas com Nematóides).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura