Cranberry: fonte de saúde e sabor

14.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma fruta ainda pouco conhecida no Brasil, mas popular em países da América do Norte e Europa, a cranberry promete agradar o paladar dos brasileiros, conquistando o consumidor especialmente por seus diversos benefícios para a saúde. Originária da América do Norte, a cranberry é uma fruta vermelha, do tamanho de uma avelã, rica em vitamina C e antioxidantes (polifenóis), tradicionalmente colhida durante o Outono do Hemisfério Norte (outubro-novembro). Além disso, é rica em proantocianidina de tipo A, substância que dificulta a aderência de bactérias patogênicas nas vias urinárias, reduzindo a probabilidade de infecções. Esta mesma propriedade de anti-adesão, também pode inibir bactérias associadas às gengivites e úlceras gástricas.

As cranberries contêm ainda mais antioxidantes (fenóis) e outros fitonutrientes do que outras 19 frutas comumente consumidas. Esta característica ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, problemas cardíacos, câncer e outras doenças causadas pela ação dos radicais livres.

Todas estas qualidades fizeram da cranberry a fruta mais estudada em todo o mundo, com centenas de estudos clínicos e pesquisas comprovando os benefícios para a saúde bucal, da pele, dos sistemas cardiovascular, digestivo e principalmente do trato urinário (prevenção de infecções urinárias).

A popularização da fruta e sua incrível aceitação de mercado como um alimento saboroso e saudável, fez com que empresas de todo o mundo investissem no lançamento de produtos à base de cranberry, como cereais matinais, barras de cereais, forneados (pães, biscoitos e bolos), em mixes-aperitivos, saladas, confeitaria, sorvetes, chocolates, queijos, papinhas para bebês e até mesmo produtos nutracêuticos.

Vislumbrando este mercado e acreditando ser uma aposta certeira, a Nova Inglaterra, empresa brasileira especializada na importação e comercialização de frutas desidratadas, investiu na fruta como o “carro-chefe” de suas vendas, trazendo a fruta para o país. Com uma proposta ousada para o primeiro ano, a Nova Inglaterra prevê a comercialização de 70 toneladas da fruta desidratada para a indústria alimentícia e de Food Service até o final de 2013, número que deve crescer ainda mais em 2014.

“Para atender o mercado nacional, a empresa tem como parceira a Ocean Spray, empresa norte-americana, líder mundial na produção de cranberry, detentora de 60% do market share global, com ingredientes disponíveis em mais de mil produtos em todo o mundo”, afirma John Laurino, sócio-proprietário da Nova Inglaterra. Atualmente, a Ocean Spray tem um faturamento anual de USD 2 bilhões e fornece a cranberry como ingrediente para as maiores empresas do setor de alimentos do mundo, como Nestlé, Kraft, Kellogg e Quaker e exporta para 53 países.

O lançamento oficial da cranberry trazida pela Nova Inglaterra acontecerá durante a SIAL Brazil, Salão internacional de Alimentação para a América Latina, evento que será realizado na cidade de São Paulo, no mês de junho. No local, a empresa estará com um estande, divulgando todos os detalhes da marca, com degustação da fruta para os compradores interessados na novidade.

De acordo com o levantamento da Global Market Research & Market Insight (Mintel), em 2012, no ranking dos 10 países que mais investiram neste mercado estão: Estados Unidos, com 243 produtos; Alemanha (116), Inglaterra (109), Canadá (103), México (63), Austrália (47), França e Finlândia (44), Japão (36), África do Sul (33). Já entre as 10 principais categorias de aplicação da cranberry (Mintel/2012), ficaram: petiscos, cereais e barras de energia, com 123 produtos; petiscos mistos (120), petiscos de fruta (87), cereais matinais (86), cookies e biscoitos doces (77), néctares (60), sucos (55), bebidas alcoólicas saborizadas (48), petiscos e comida caninos (40), molhos prontos (25).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025