Cotton Brazil inicia missão Vietnã-China no dia 17

Trata-se da nona missão internacional de 2024

12.11.2024 | 14:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

O Cotton Brazil, programa de promoção global do algodão brasileiro desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), realiza sua nona missão internacional neste ano. Os países alvo são Vietnã e China, que, juntos, responderam por 64% das exportações nacionais de pluma realizadas no ano comercial 2023/2024.

O objetivo do intercâmbio, que vai de 17 a 23 de novembro, é reforçar ainda mais as relações comerciais entre produtores e exportadores de algodão brasileiro com as duas nações. Além de maior consumidora mundial de pluma, a China é a maior exportadora global de produtos têxteis. Já a indústria têxtil vietnamita é a terceira que mais exporta no mundo.

A delegação brasileira terá oito representantes e será coordenada pelo presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel. “Esse contato direto com fiações, indústrias e varejistas tem sido fundamental para mostrarmos os avanços do algodão brasileiro. Além disso, mantemos o canal de diálogo aberto pois sempre há aspectos para aperfeiçoarmos”, observou Schenkel.

No ciclo comercial 2023/2024, a China importou 1,32 milhão de toneladas de algodão do Brasil, o equivalente a 49% do total. O Vietnã, 389 mil toneladas (15%).  

A missão começa pela capital do Vietnã, Hanoi, que receberá uma edição do seminário “Cotton Brazil Outlook” e visitas técnicas a indústrias têxteis. Em seguida, a delegação brasileira segue para Hue para mais uma rodada de visitas e um almoço de negócios com empresários locais. No dia seguinte, o destino é a cidade de Ho Chi Minh, onde será realizada mais uma edição “Cotton Brazil Outlook” e visitas a fiações.

Na China, a agenda inclui uma série de reuniões com entidades de classe e empresas estatais do setor industrial têxtil na capital, Pequim. Entre as já confirmadas, estão China National Cotton Group Corporation (CNCGC), China National Cotton Exchange (CNCE), Chinatex Corporation, China Cotton Association (CCA) e China Cotton Textile Association (CCTA).

O Cotton Brazil foi idealizado pela Abrapa e é desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa recebe apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro