​Cotrijal sedia formação para conselheiros fiscais

Conselheiros fiscais de cooperativas da região estiveram reunidos nesta quinta-feira (11), no parque da Expodireto Cotrijal, onde participaram do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais

11.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cotrijal

Conselheiros fiscais de cooperativas da região estiveram reunidos nesta quinta-feira (11), no parque da Expodireto Cotrijal, onde participaram do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais – uma atividade promovida pelo Sescoop/RS, com apoio da Cotrijal.

Representando a Cotrijal, a gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Leila Mertins, deu boas vindas ao grupo, dando início ao dia de formação. Em seguida, o administrador e contador, Ciro Weber, realizou curso com o tema 'Associados Preparados, Cooperativas Mais Fortes'.

"Este é o terceiro ano consecutivo em que efetuamos este trabalho de preparação e formação para conselheiros fiscais em todo o Estado. Buscamos, com isso, desenvolver conselheiros para que sejam mais do que verificadores de contas, que possam exercer continuamente sua função de apurar os atos dos gestores, ou seja, aferir a forma como a cooperativa está sendo administrada", indicou o palestrante Ciro Weber, acrescentando que o Conselho Fiscal é os olhos e os ouvidos do associado.

Matheus Loro da Soledade Dias, analista administrativo do Sescoop/RS, contou que este mesmo trabalho de formação é realizado com outros 10 grupos de cooperativas, fortalecendo as responsabilidades e atribuições que os Conselhos Fiscais têm dentro das cooperativas. "Esses associados têm um papel muito importante na gestão da cooperativa, por ser um órgão fiscalizador independente, tendo encargos no âmbito de transparência e controles internos", indicou.

O conselheiro fiscal da Cotrijal, João Caetano da Rosa Neto, de Mato Castelhano, assumiu o cargo em fevereiro deste ano. Ele destaca que formações como esta, disponibilizada pelo Sescoop, dão segurança para que cada conselheiro consiga representar os associados da melhor forma possível.

Daniel Gustavo Scheffel também assumiu pela primeira vez o desafio de ser conselheiro fiscal. "Cada formação, levamos algo novo para nossas vidas, conseguindo desempenhar de forma mais eficiente nosso papel", destacou.

Francisco Feiten Schreiner tem vasta experiência como conselheiro Representante dos Líderes de Núcleo e no Conselho de Administração e agora destina sua experiência também ao Conselho Fiscal. "Cada participante ganha em conhecimento individual e, consequentemente, a cooperativa evolui", concluiu.Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025