Cotrijal injeta R$ 21 milhões na economia

De marca nova, entidade diversifica negócios e se prepara para a Expodireto 2022

25.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cotrijal

A Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial apresentou nesta quinta-feira (25/02), durante Assembleia Geral realizada com capacidade reduzida e cuidados sanitários, o balanço financeiro de 2020. Apesar da quebra da safra de verão e, especialmente, da pandemia, a entidade anunciou o melhor faturamento em 63 anos de existência. O resultado ameniza o cancelamento da Expodireto 2021, uma das seis grandes feiras agropecuárias do país, mas marca uma nova fase da entidade. A renovação da marca e a diversificação dos negócios, com investimentos em gestão e inovação, além da industrialização de produtos, são prova disso. 
A Cotrijal encerrou 2020 com R$ 2,4 bilhões de faturamento, crescimento de 5% em relação ao ano anterior, quando atingiu R$ 2,3 bi. Já as sobras à disposição cresceram 53% na comparação com o ano anterior, chegando a R$ 21,4 milhões – em 2019, R$ 14 milhões. A distribuição integral das sobras aos quase 8 mil associados da cooperativa foi aprovada por unanimidade durante a Assembleia. Os valores serão repassados proporcionalmente e  distribuídos em espécie aos cooperados. Isso representa uma injeção na economia da região.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou que o excelente resultado se deve à gestão de custos, às novas oportunidades de negócios e ao aumento do número de produtores trabalhando com a cooperativa. “O profissionalismo da nossa equipe e a confiança do produtor foram essenciais para esse excepcional desempenho”, afirmou. “Para 2021, com a crescente demanda e os bons preços, a expectativa é de uma nova safra recorde, que vem com produtividade e ótimos resultados. Seguiremos investindo na diversificação dos negócios e na capacitação de nossos associados e colaboradores para atender as exigências de mercado”.

O vice-presidente, Enio Schroeder, valorizou o caráter cooperativo da entidade para justificar o resultado, mesmo em um ano tão desafiador. “É o melhor sistema do mundo [cooperativismo] e ao longo desses 63 anos fizemos com que nosso associado tivesse a melhor condição de trabalho, de rentabilidade e de produtividade. Então em um ano com tantos desafios, onde o agro não parou, esse empenho da Cotrijal teve frutos. Seguiremos trabalhando e nos cuidando. Lá na frente teremos vencido mais essa etapa”, acrescentou.

Expodireto, expansão e novo planejamento estratégico

O ano de 2021 marca o início de um novo planejamento estratégico da Cotrijal para os próximos cinco anos. O processo faz parte dos recentes investimentos em gestão e na profissionalização do corpo diretivo. Superado o cancelamento da Expodireto este ano, mesmo com a aprovação dos protocolos sanitários pelo governo do Estado, medida de precaução para com visitantes, colaboradores e associados, a cooperativa foca na nova marca, lançada na semana passada, e em novas áreas de atuação. A nova identidade é um sinal para o mercado de que a entidade se renova, mantendo a tradição de sua feira, já agendada para 2022.

O direcionamento para novas oportunidades vai desde projetos em inovação no agronegócio – a bem sucedida Arena Agro Digital é um exemplo disso –, investimentos em venture capital, participação no marketplace SuperCampo – a única cooperativa gaúcha a integrar o grupo – e a industrialização de produtos, em uma parceria com a Languiru. Oportunidades nos setores de transportes e logística também estão na mira da Cotrijal.

Além disso, a atuação marcante nas regiões em que está presente, fortalecida pelo espírito cooperativo constante na essência da entidade, deve ser ampliada. No plano de atividades estão ações de consolidação na região de Cruz Alta, onde a cooperativa se instalou recentemente, o que aumentou o número de municípios atendidos para 33 – agora são 55 unidades da Cotrijal. Ainda, atenção especial à gestão de custos, crédito e seguro agrícola, bacia leiteira, articulada com a indústria, infraestrutura para atender aos associados, capacitação de produtores, alianças com fornecedores e clientes, treinamento de colaboradores e atuação política

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro