Aprosoja acompanha missão internacional da ISGA na Europa
A missão tem por objetivo discutir biotecnologia e acesso do mercado europeu para soja geneticamente modificada, bem como entender as demandas por esse produto
Pela primeira vez uma cooperativa do Mato Grosso do Sul participa do Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva, iniciativa da BASF, implementada pela Fundação Espaço ECO (FEE). A Copasul – Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense apoiou a adequação ambiental de seus cooperados.
A equipe do Programa esteve em Naviraí para o primeiro passo do projeto de adequação ambiental. Na ocasião, foi realizado o processo de diagnóstico ambiental para seis cooperados, totalizando 4500 hectares de área analisada. “Esperamos realizar uma parceria de longo prazo com a Copasul, trabalhando para conciliar a produção agrícola com a legislação ambiental”, afirma Sara Juarez, gerente de Educação para a Sustentabilidade da FEE.
Além dos cooperados, 20 colaboradores participam da iniciativa com o objetivo de utilizar a sustentabilidade em seu dia-a-dia. “É muito importante que nosso corpo técnico esteja alinhado com as temáticas de sustentabilidade. A participação neste programa é fundamental para o sucesso do setor em nossa região”, afirma Sakae Kamitani, diretor-presidente da Copasul.
O Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva® tem como objetivo orientar produtores rurais sobre recuperação e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs), por meio do plantio de mudas, identificação, mapeamento e elaboração de diagnósticos das propriedades. A iniciativa não só colabora para a recuperação de áreas degradadas, mas também busca conscientizar os envolvidos a melhorarem sua relação com o ambiente em que vivem.
“Ficamos muito felizes por levar o Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva para o Mato Grosso do Sul. Já realizamos projetos com ótimos resultados em 231 propriedades agrícolas distribuídas em 95 cidades. Esperamos alcançar o mesmo na região de Naviraí”, afirma Daniela Ferreroni, Gerente de Comunicação, Trade Marketing e Sustentabilidade da BASF, ao destacar alguns resultados da iniciativa.
Até hoje, em diferentes regiões do Brasil, já foram plantadas 1.103 milhão de mudas de árvores nativas em 668 hectares e diagnosticados aproximadamente 63 mil hectares. Além disso, dois mil professores já foram capacitados pelas ações educacionais, trazendo o benefício para aproximadamente 188 mil estudantes. O Programa ainda conta com os projetos Atlas Ambiental Mata Viva, Teatro Mata Viva e Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura