Cooperativas agrícolas e agro-alimentares criam riqueza e respondem de forma eficaz aos desafios de segurança

05.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

As cooperativas agrícolas e agro-alimentares estão tendo sucesso no mundo inteiro, compondo quase a metade de todo o movimento de cooperativas e contribuindo para a segurança mundial dos alimentos.

Por isso, o crescimento do modelo de negócios de cooperativas no setor agrícola será um tópico essencial da discussão da Cúpula Internacional de Cooperativas 2012. Várias principais cooperativas agrícolas já confirmaram sua presença.

Graças ao modelo de cooperativa, os produtores agrícolas podem ter controle do processamento dos alimentos e do processo de distribuição, o que reduz sua dependência dos intermediários e incrementa sua receita. É assim que as cooperativas agrícolas ajudam os produtores a obter segurança financeira, contribuindo ao mesmo tempo para a segurança dos alimentos em âmbito mundial. Em 2008, as cooperativas agrícolas estavam entre as 300 maiores cooperativas do mundo, gerando uma renda bruta de US$472 bilhões.

"As cooperativas demonstraram sua capacidade de recuperação diante de vários desafios financeiros, sociais e ambientais", disse Stéphane Bertrand, diretor executivo da Cúpula. "Os conferencistas que estamos anunciando hoje são um exemplo dessa capacidade extraordinária das cooperativas – da maior à menor delas."

Won Byong-Choi - National Agricultural Cooperative Federation - NACF (Coreia)

Leonardo Delgado - FEDECOVERA (Guatemala)

Patrice Gollier - InVivo (França)

Claude Lafleur - La Coop fédérée (Canadá)

Hugo Lares Sierra - Triunfo Verde (México)

Yves Le Morvan - Coop de France (França)

David Moroney - Co-operative Bulk Handling - CBH Group (Austrália)

Denis Richard - La Coop fédérée (Canadá)

Serge Riendeau - Agropur (Canadá)

Svend Erik Sørensen - Danish Crown (Dinamarca)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025