Cooperativa paranaense conhece Tocantins para futuros investimentos no agronegócio

27.02.2015 | 20:59 (UTC -3)

A cooperativa Agrária do Estado do Paraná, integrada de pesquisadores, engenheiros agrônomos e produtores visitam o Tocantins para conhecer o potencial que o Estado oferece para futuros investimentos no agronegócio. Na tarde desta quinta-feira, 26, no auditório do Palácio Araguaia, secretários de Estado, profissionais agropecuários e técnicos agrícolas apresentaram à comitiva as potencialidades de desenvolvimento na agricultura e pecuária tocantinense.

O secretário de desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária, Clemente Barros, explicou que o Estado busca incentivar empresários para investir no Estado, principalmente no agronegócio. “O governo do Estado não mede esforços para atrair novos investidores e, automaticamente gerar renda para o desenvolvimento da economia tocantinense”, ressaltou.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo da Seagro, Genebaldo Queiroz fez uma explanação apresentando, em detalhes, os aspectos do clima, qualidade do solo, água e a disponibilidade de terras para a agropecuária. “Este potencial propicia o crescimento no agronegócio. Nos últimos cinco anos, o Estado saiu dos 2,2 milhões de toneladas de grãos para 3,6 milhões de toneladas. Nos próximos 10 anos, a expectativa é triplicar essa produção, aproximando dos nove milhões de toneladas de grãos”, informou.

Para Otavino Rovani, um dos cooperados da Agrária, a princípio o Estado oferece condições favoráveis para investimentos. “Estamos conhecendo o Tocantins, mas já percebemos e esse encontro nos apresentou o potencial que o Estado oferece. A nossa intenção é investir na produção de grãos, principalmente de soja e milho”, projetou.

Cooperativa

A cooperativa Agrária possui um complexo industrial de cinco empresas de agronegócio no Estado do Paraná, atuando na produção e produtos derivados da soja, milho, trigo, malte e ração animal. No empreendimento integram 570 cooperados.

Programação

Nesta sexta-feira, 27, no período da manhã, a comitiva formada por 21 profissionais visitam a fazenda de um cooperado da Agrária, no município de Aparecida do Rio Negro. Na parte da tarde, conhecem as instalações tecnológicas da UnitinsAgro, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025