Coodetec recebe produtores na Expodireto

18.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Híbridos de milho e cultivares de soja adaptados para a região sul estão em evidência na área demonstrativa da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), durante a Expodireto, Cotrijal 2010, que vai até esta sexta-feira (19/03).

Entre as cultivares de soja que mais estão chamando a atenção dos produtores, estão a CD 235RR, CD 236RR e a CD 239RR. Segundo o agrônomo e supervisor de desenvolvimento de mercado de soja e trigo da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, a principal característica desses materiais é a resistência ao acamamento. “Além do diferencial já conhecido nas cultivares Coodetec, neste ano apresentamos essa novidade que está agradando muito aos produtores que visitam nosso estande.”

A cultivar CD 235RR se destaca também pelo ciclo precoce, tipo de crescimento semi-determinado, resistência a podridão radicular de fitóftora, sistema radicular agressivo, além do elevado peso de grãos. Já a CD 239RR, apresenta ciclo semiprecoce. “Essa cultivar é recomendada para as semeaduras em época normal. Também tem resistência a podridão radicular de fitóftora, sistema radicular agressivo, resistência ao acamamento e arranque inicial pronunciado”, explicou Rodrigues.

O produtor da cidade de Bossoroca, João Spanhol, que planta Coodetec há doze anos, destacou a estabilidade das cultivares. “Eu participo desse tipo de evento justamente para saber das novidades e procuro a Coodetec por ter opções que se adaptam bem a minha região, onde a chuva é escassa.”

Outro cultivar que chamou a atenção dos sojicultores que passaram pela área demonstrativa, foi a CD 236RR. Com ciclo precoce, alto potencial produtivo, elevado peso de grãos, tolerância aos nematóides formadores de galhas e agora com o sistema STS (Soja Tolerante as Sulfoniluréias). A CD 236RR contém um gene que aumenta a velocidade de degradação dos herbicidas deste grupo na planta, proporcionando alta tolerância, além de garantir o potencial produtivo.

Na área do milho, foram apresentados seis híbridos convencionais e dois com tecnologia Bt. Os convencionais que mais despertam o interesse dos produtores são os novos CD 397, CD 388 e CD 393, além dos híbridos que podem ser utilizados para silagem, o CD 308 e o CD 321. Conforme o supervisor comercial da Coodetec no Riu Grande do Sul, André Bresolin, estes híbridos são bastante competitivos no mercado e apresentam ótima sanidade foliar e de colmo, padrão de espiga uniforme e ótimo empalhamento, o que garante a qualidade de grão e de silagem. “É importante salientar ainda o excelente sistema radicular, com capacidade de fixação da planta ao solo e absorção de nutrientes, o que resulta em ganhos de produtividade dos híbridos Coodetec.”

No evento foram lançados também dois híbridos com a tecnologia Bt, o CD 384Hx com tecnologia Herculex I , desenvolvida pela empresa Dow Agroscience e o CD 397YG com tecnologia YieldGard, desenvolvida pela Monsanto. Os dois híbridos são de alto investimento com grande potencial produtivo aliado à tecnologia Bt, que confere à planta proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura, como a lagarta do cartucho, lagarta da espiga e broca do colmo. “Estas pragas, além de prejuízos na produtividade, trazem perdas na qualidade do produto. Todos estes híbridos já estarão disponíveis para o produtor na próxima safra de verão”, comenta Bresolin.

Já o associado da Cotrijal, da cidade de Colorado, Gilmar Roma, conheceu o CD 308 na Feira do ano passado e colheu 147 sc/ha na última safra. “O que mais me chamou a atenção foi o enraizamento, além dos benefícios que oferece, pelo custo. Vou continuar com Coodetec e agora experimentar os Bts”.

Andrelise Daltoé

Coodetec

45 9973 2487 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025