Conservação e manejo de solos foram temas de seminário no RS

12.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Na quarta-feira (10/12) foi realizado o 1º Seminário de solos, no município de Tucunduva, região noroeste do Estado. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Cooperativa Mista Tucunduva (Comtul), Cooperativa Tritícola Santa Rosa (Cotrirosa), Cooperagrícola e Camera Agroalimentos.

Durante todo o dia foram realizados debates sobre a conservação e métodos de manejo adequado de solos. O agrônomo da Emater/RS-Ascar Edemar Streck palestrou sobre os solos da região noroeste do Rio Grande do Sul e aptidão agrícola das terras. Segundo o agrônomo, a região possui um dos melhores solos do Estado, pois é composto de terra vermelha e argila, “quanto mais argila conter o solo, mais fértil ele é”, salientou Streck. Em relação à conservação de solos, o palestrante afirmou que um dos grandes problemas para a agricultura é o pouco armazenamento de água nos solos, e que deve-se ter cuidado no manejo de solos que possuem áreas com muitas pedras, “as perdas na agricultura geralmente acontecem quando o plantio é realizado em áreas cheias de pedras”, observou Streck.

A adubação orgânica, manejo e armazenamento de dejetos de suínos e aves, foi tema da palestra do agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Batista Soares Coimbra. Para ele, “o manejo de solos é fundamental, mas para isso é preciso que se adube com um esterco de qualidade. Cerca de 3 mil reais podem deixar de serem gastos pelos produtores, se eles trocarem os adubos industrializados pelo esterco dos animais que possui em sua propriedade, além deste funcionar melhor na fertilização dos solos do que outros adubos”. O palestrante ainda salientou que é preciso fazer uma análise do solo para depois utilizar a adubação correta, pois é necessário verificar o tipo de solo, os tipos de dejetos e o plantio que o agricultor deseja realizar.

A tarde, o manejo do solo em sistema de integração lavoura-pecuária, foi o tema tratado pelo professor Phd. Renato Fontanelli e pelo Dr. Henrique Pereira dos Santos, da Embrapa Trigo de Passo Fundo. Os palestrantes enfatizaram a importância do trigo não só na produção de grãos, mas também na pastagem. Os princípios da agricultura de precisão também foram abordados durante o Seminário. O agrônomo Jackson Fiorin da Fundacep/CCGL de Cruz Alta, salientou a importância da automação agrícola e das tecnologias da informação, mas enfatizou que é necessário, primeiramente, mais eficiência do produtor para o desenvolvimento da produção em sua propriedade. O evento contou com a presença de 160 participantes.

Sandra Henriques

Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa

www.emater.tche.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025