Conservação de espécies nativas do cerrado é tema de evento em Brasília

25.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Destaque para contribuição da ciência para a conservação e o uso sustentável do segundo maior bioma brasileiro.

Em plena comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária faz uma homenagem ao cerrado brasileiro com uma exposição durante a 140ª Feira Botânica do Shopping CasaPark neste fim de semana (26 a 28/03/2010). Quem comparecer ao evento vai ter a oportunidade de conhecer o trabalho de duas unidades de pesquisa da Embrapa (Recursos Genéticos e Biotecnologia e Cerrados localizadas em Brasília, DF) em prol da conservação e uso sustentável da flora nativa dessa região.

O cerrado possui 207 milhões de hectares e é o segundo maior bioma brasileiro com ampla biodiversidade, cuja flora abriga mais de seis mil espécies. A Embrapa investe em pesquisas de identificação, distribuição e aproveitamento dessas espécies para estudar e desenvolver seu potencial alimentício, forrageiro, madeireiro, medicinal e ornamental. Investir em pesquisas que estimulam a utilização sustentável das espécies do cerrado é uma forma de contribuir para a preservação desse bioma.

Na Feira Botânica, será apresentada uma pequena parte da flora nativa dessa região, como frutas nativas (lobeira, macaúba, cagaita e araticum), além de frutos secos de jatobá. Serão mostrados também ao público brasiliense licores derivados dessas frutas.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas as frutas do cerrado são muito saborosas e dão origem a produtos deliciosos, como sorvetes, bolos, entre outras guloseimas. Quem visitar a exposição no CasaPark vai ganhar um livretinho com receitas desenvolvidas a partir de espécies nativas da região.

Coleta e conservação de espécies nativas: a ciência a serviço da biodiversidade

A Feira Botânica é uma ótima oportunidade para aqueles que querem conhecer mais sobre a pesquisa que a Embrapa desenvolve em prol da região do cerrado.

Quem comparecer ao evento vai saber, por exemplo, o que é uma exsicata. Apesar do nome complicado, a palavra exsicata significa uma amostra de planta seca contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, para fins de estudo botânico da flora de uma determinada região.

As exsicatas são resultados das expedições de coleta, realizadas sistematicamente pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desde a década de 80. Atualmente, o foco dessas atividades está voltado principalmente para áreas sob impacto ambiental, como por exemplo, a construção de hidrelétricas. O Brasil é um país com enorme diversidade biológica e a rápida modificação de sua paisagem natural representa grandes desafios para os cientistas.

Antes de iniciar o resgate das espécies, a equipe de pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realiza um trabalho de identificação e caracterização da vegetação e da flora das áreas impactadas. A partir desses levantamentos, são definidas as prioridades para o resgate de espécies, geralmente de acordo com os seguintes critérios: ameaçadas de extinção; raras; endêmicas (restritas a uma determinada região); de uso potencial para a indústria, como por exemplo, de alimentos, fármacos ou plantas ornamentais, entre outras; formações vegetais ameaçadas, como por exemplo, matas secas, matas de galeria; e populações mais ameaçadas pelo enchimento dos reservatórios (formações ribeirinhas).

As mudas e sementes coletadas nas expedições são levadas para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, onde são identificadas e documentadas e, depois, seguem para o herbário da Unidade, onde ficam armazenadas na forma de exsicatas.

Herbário: diversidade em prateleiras

Herbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas secas, provenientes de diferentes ecossistemas, que serve como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região. As informações contidas em um herbário são fontes básicas para estudos taxonômicos, florísticos, biogeográficos, fenológicos, ecológicos, além de fornecerem dados para os trabalhos sobre biodiversidade, usos medicinais, tóxicos, forrageiros, alimentícios, entre muitos outros.

O herbário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia possui hoje cerca de 70 mil amostras ou exsicatas de plantas. Segundo o pesquisador da Unidade, Marcelo Brilhante, esse herbário é muito representativo da região do cerrado e conta com diversas coleções de recursos genéticos, representando as espécies nativas e seus parentes silvestres.

O objetivo de manter um herbário é garantir a formação de uma base de dados o mais completa possível sobre a diversidade e a vegetação de uma dada região. Para a formação de um herbário são priorizadas espécies de grande qualidade científica, com registo de localização, dados ecológicos, altitude, tipo de vegetação e outras informações de interesse.

A 140ª Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece nos dias 26 e 27 de março de 2010 (sábado e domingo), de 10 às 22 horas, e no dia 28 (domingo), de 12 às 20h.

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3340-3672 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025