Falta de chuvas reduz oferta de boi gordo e preço da arroba sobe em dezembro
Atendendo reivindicação do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), presidido pelo titular da pasta na Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a presidente Dilma Rousseff emitiu Medida Provisória (MP), publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União, permitindo que o governo federal compre até 300 mil toneladas de milho. O grão é destinada para venda balcão a pequenos criadores de bovinos, aves, suínos e caprinos de municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que inclui também o norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, atingidos pela longa estiagem. Nesse momento, o nordeste precisa imediatamente de 120 mil toneladas de milho para alimentação animal, sendo 30 mil para a Bahia.
O presidente do Conseagri enviou ofício à presidente Dilma, agradecendo pela sua sensibilidade diante do momento crítico vivido pelos pequenos criadores, que sofrem perdas irreparáveis, e cobrou mais uma vez que o governo federal autorize a remoção de milho dos estoques da Conab, do centro-oeste para o nordeste, via cabotagem, a partir do porto de Paranaguá para os portos dos estados nordestinos, visando agilizar o transporte dos grãos, simultaneamente ao incremento do transporte rodoviário.
Por causa da seca prolongada, a Bahia, que tem o maior rebanho bovino do nordeste, o terceiro maior rebanho bovino de leite do Brasil, o maior rebanho de caprinos e o segundo de ovinos do País, já perdeu mais de 300 mil cabeças de gado, que morreram de fome e sede, e viu o abate de caprinos e ovinos crescer 70% em relação a 2011. ?Precisamos do milho com urgência, porque se demorar mais será tarde demais?, afirma Salles.
A compra do milho se dará em leilões públicos, e as quantidades adquiridas serão definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento. Os três ministérios também decidirão os limites e as condições de venda do grão e a metodologia dos leilões.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura