Congresso reúne engenheiros agrícolas do Brasil

31.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

Teve início domingo (02/08), no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro/BA, 38º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea).

O Diretor-Presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, abriu os trabalhos com a palestra “Planejamento da bacia hidrográfica e o desenvolvimento da agricultura”.

O evento se estende até esta quinta-feira (06/08) com a participação de pesquisadores, professores, estudantes, produtores, profissionais de agroindústrias e indústrias de equipamentos e extensionistas de todo o país.

O assunto da palestra de abertura é o tema central do congresso. De acordo com a pesquisadora Luiza Teixeira de Lima Brito, da Embrapa Semi-Árido, os cerca de 700 trabalhos científicos, a serem apresentados durante o evento, vão expor as contribuições técnicas e científicas para questões que desafiam essa categoria de profissionais: a produção de alimentos de forma sustentável. A escolha do tema foi, também, uma forma de evidenciar a importância agrícola da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Intercâmbio – A seção do congresso destinada à exposição dos trabalhos científicos está dividida em oito áreas do conhecimento da Engenharia Agrícola: Construções Rurais, Energia na Agricultura, Engenharia de Água e Solo, Máquinas e Mecanização Agrícola, Ciência e Tecnologia, Construções Rurais e Ambiência, Ciência e Tecnologia Pós-Colheita, Geomática, Saneamento e Controle Ambiental e Temas Interdisciplinares. Segundo Luiza Brito, elas revelam um traço característico da formação acadêmica e profissional dos engenheiros agrícolas: o estudo de questões da agricultura integradas ao ambiente.

Para a pesquisadora da Embrapa Semi-Árido o Congresso vai abordar questões que façam avançar a construção de um debate em torno dos desafios da formação universitária nos campo científico e tecnológico. Ele está organizado para estimular e promover a divulgação da produção científica, além de debater diretrizes para o ensino, a pesquisa e a política profissional. A reunião nacional vai favorecer o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes, produtores rurais e empresas dos setores agrícola e ambiental nesse debate.

A Engenharia Agrícola é um curso criado no Brasil nos anos 70, na Universidade Federal de Pelotas (RS). No Nordeste, o primeiro curso foi instalado na Universidade Federal de Campina Grande (PB), em 1976. Na Univasf, o curso funciona desde a implantação da universidade no campus de Juazeiro. O 380 Conbea é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Embrapa Semi-Árido e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco.

Informações adicionais: Jorge Wilson Cortez – Presidente da Comissão Local (

), Luiza Teixeira de Lima Brito – Membro da Comissão Local (

), Fabiola Moura – jornalista (

)

Marcelino Ribeiro

Embrapa Semi-Árido

/ 87 3862 1711

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025