Iapar abre concurso público
O 16º Congresso Brasileiro de Sementes, promovido pela Abrates (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes) será realizado em Curitiba/PR, de 31 de agosto a 3 de setembro.
As inscrições para o evento estão abertas e devem ser feitas antecipadamente pelo endereço:
.
Produtores de sementes e de mudas, técnicos de campo e de laboratórios, acadêmicos e pesquisadores envolvidos com a produção, análise e tecnologia de sementes terão a oportunidade de conhecer as novidades e debater os desafios da produção de sementes de alta qualidade, durante o evento.
Com o tema "Qualidade: desafio permanente", o congresso deve reunir cerca de 1200 participantes. "É uma importante oportunidade para o intercâmbio científico e para a atualização profissional, pois procuramos desenvolver uma programação que engloba um panorama atual dos principais temas e discussões do setor", explica o pesquisador Francisco Krzyzanowski, presidente Abrates e pesquisador da Embrapa Soja.
Aprimorar a qualidade das sementes comercializadas é um desafio que envolve todo o segmento de sementes, um setor que movimentou cerca de R$ 8 bilhões na safra 2007/08, segundo dados da Abrasem (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes). A produção brasileira de sementes é de aproximadamente 2,1 milhões de toneladas.
A programação oficial do evento reúne painéis com discussões sobre o conceito de qualidade de sementes e sua evolução; uma avaliação sobre os seis anos da lei de sementes; palestrantes internacionais que trarão ao público presente o estado-da-arte em inovações em suas instituições de origem; o uso de sementes para biocombustíveis, técnicas de detecção de patógenos e bactérias, emissão de certificados de origem, a nova versão das Regras de Análise das Sementes, que foi atualizada para seguir os padrões internacionais, entre outros assuntos. Durante o congresso, também serão realizados o Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o Simpósio de Sementes Florestais.
Além da programação técnica, o congresso já recebeu a inscrição de mais de 950 trabalhos científicos, que serão apresentados na modalidade pôster e oral. "É o maior evento técnico-científico dos segmentos envolvidos na produção de sementes e mudas no mundo", ressalta Krzyzanowski.
Fonte e informações adicionais:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura