Condições climáticas favorecem o cultivo do Milho Segunda Safra no Mato Grosso

15.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

As condições climáticas favoreceram o aumento da produção nacional de grãos do período 2012/2013. Na última quinta-feira (09), o oitavo levantamento da safra estimou em 184,15 milhões de toneladas a safra atual, o que representa um aumento de 10,8% em relação à safra 2011/2012. Os dados foram divulgados pela CONAB.

Em Mato Grosso, as áreas de cultivo do milho segunda safra estão em fase final de desenvolvimento, com expectativa de colheita para o próximo mês. De acordo com a Climatempo Meteorologia, as precipitações, que antecederam o período seco, foram suficientes para umedecer o solo e garantir uma boa produção na safra 2012/2013. Segundo a empresa, as condições do tempo são favoráveis aos trabalhos dentro do campo e até o final desta semana, as chuvas retornam em áreas isoladas do oeste mato-grossense.

“Entre os dias 15 e 19 de maio, o pantanal mato-grossense e o noroeste do Estado acumulam apenas 30 milímetros de chuva. Após o dia 25, a precipitação se espalha na maior parte das regiões produtoras”, informa Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.

Daniel Latorraca, do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), informa que, no mês passado, as fortes chuvas favoreceram a cultura e a estimativa de produção superou as expectativas de colheita. “Nesta safra, a produção passou de 80 sacas/hectare para 96 sacas/hectare, o que representa um aumento de 400 mil toneladas em relação à safra anterior, que registrou 15,6 milhões de toneladas”, completa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025