Concurso de Carcaças Angus finaliza com número recorde de animais inscritos, qualidade e uniformidade

29.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

O VI Concurso de Carcaça Angus promoção da Associação Brasileira de Angus (ABA) em parceria com o Grupo Marfrig, realizou neste final de semana o abate técnico e julgamento de classificação com um total de 553 machos Angus e Cruza Angus de 14 criatórios do Rio Grande do Sul participantes do Programa Carne Angus Certificada, divididos em 24 lotes.

Segundo Fábio Medeiros, subgerente da ABA - Programa Carne Angus Certificada, o número de participantes foi superior a todos os outros anos. “Além de mostrar o potencial da Raça Aberdeen Angus para produção de carne de qualidade, o concurso de carcaça teve também como objetivo levar o produtor até a indústria para que ele pudesse ver in loco como a certificação é conduzida na prática”.

Para Diego Brasil, gerente de fomento do Grupo Marfrig no Rio Grande do Sul, o concurso é um sinal claro da evolução do fomento que a ABA e o Marfrig desenvolvem junto aos produtores. “Tivemos a grata constatação que a qualidade dos animais esta de acordo com os conceitos da produção de valor agregado que prezamos. Ganhamos muito com esse concurso, por meio do qual aproximamos o produtor da indústria”, explica.

Na categoria Angus Definido, o grande campeão foi o lote do pecuarista Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Melo, da Estância Santa Eulália (Pelotas – RS). Esse é o terceiro ano consecutivo que o produtor ganha o concurso de carcaças. “Estou colhendo os louros de uma vida toda de seleção. Para o abate selecionei os animais que apresentavam potencial de alta produção de carne. E esse prêmio indica que estou no caminho certo da minha produção”, disse Melo, explicando que uma seleção correta, um manejo adequado e preocupação com a sanidade são suficientes para um bom plantel.

Já na categoria Cruza Angus, o lote Grande Campeão foi do produtor José Azhaury Macedo Linhares, da Fazenda São José (Manoel Viana - RS), que assim como Melo, participa do programa de carnes da ABA desde seu início, em 2003. “Procuramos trazer um lote homogêneo, com um acabamento de gordura uniforme e do mesmo tamanho” relata Marcelo Linhares, um dos titulares da empresa.

Além desse prêmio, a São José também ganhou o título de Reservado Campeão na categoria Angus Definido. “Ganhar esse concurso é o resultado do nosso trabalho, uma amostragem do que vendemos e da genética que produzimos”, fala Marcelo, que já esteve em outras quatro edições do evento e que ganhou como Campeão Angus Definido no 2º concurso, em 2007.

Na categoria cruza Angus, o Reservado Campeão foi o lote da Cabanha Santo Augusto (Restinga Seca - RS), do produtor Fernando Santos, participante do Programa Carne Angus desde 2004.

A avaliação do concurso segue a rotina normal do abate de carcaças no frigorífico. Os pontos são compilados de acordo com as características de interesse econômico avaliadas no dia a dia da indústria. João Souza, Certificador da associação, que participou de todas as edições do concurso, explica que a padronização é a grande diferenciação dos vencedores. Souza observa que a cada ano o concurso apresenta lotes mais uniformes e de melhor qualidade. “A cada edição vejo mais e mais produtores na indústria acompanhando os abates Angus” acrescenta referendando a importância da presença do produtor na indústria para melhor entendimento do negócio da carne.

A participação de novos produtores no concurso e a superior qualidade e uniformidade dos lotes fizeram a disputa ser totalmente acirrada. Os lotes campeões tiveram peso médio de 260kg, excelente acabamento e ótima conformação. “O prêmio adicional ao valor normal para o produtor vencedor fomenta a visão da produção de carne de qualidade e coroa a dedicação do pecuarista campeão. Além de mostrar ao publico produtor que é possível chegar à excelência na qualidade da carcaça”, explica Diego Brasil.

Jorge Torelly, da AML Agropecuária (Manoel Viana - RS) foi um dos produtores que acompanharam todo o processo de tipificação, abate e certificação no frigorífico. “Estar presente na indústria é a forma prática de acompanhar o que produzimos no campo. A iniciativa da associação em aproximar o produtor ao mercado consumidor, identificando o que o ele quer, vem ao encontro de nossas expectativas”, explana o pecuarista emendando que a cada ano que passa o mercado está mais exigente e o concurso segue a linha dessa exigência.

Diego Brasil afirma que o concurso e suas diversas edições mostram a evolução dos conceitos e e sistema de criação de angus gaúcho. E Medeiros finaliza as atividades do VI Concurso de Carcaças sabendo que os objetivos principais do evento foram cumpridos, “demonstrar o potencial da raça Angus para produção de carne de qualidade, valorizar o trabalho dos produtores do Programa Carne Angus, integrar produtores e indústria e proporcionar a troca de experiência entre os participantes do evento e também destes com os profissionais da indústria frigorífica”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025