Câmara de Flores debate Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010
O terceiro levantamento da safra de grãos 2008/2009, divulgado segunda-feira (08/12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta boas perspectivas para as lavouras no Sul do Brasil, a despeito das atribuladas condições climáticas ocorridas na região.
Conforme o estudo da Conab, nem as condições climáticas, nem a crise econômica devem prejudicar o crescimento da safra brasileira. A estatal sinaliza que a produção nos três estados sulinos terá um aumento de 2,9%, atingindo 61,1 milhões de toneladas. Os números favoráveis indicam que o Brasil deve alcançar a segunda melhor colheita da história, de 140,3 milhões de toneladas, ficando somente atrás da safra passada, com a marca de 143,9 milhões de toneladas.
Nas demais regiões do País, no entanto, foi registrada queda na produção. No Sudeste, a colheita de grãos cairá 3,1% e no Centro-Oeste 7,1%. No Norte/Nordeste, apenas os agricultores do sul do Maranhão, sul do Piauí e sudoeste da Bahia iniciaram o plantio. Nas outras localidades, os produtores esperam as chuvas para dar início à semeadura, a partir de janeiro. Apesar disso, segundo a pesquisa da Conab, a área semeada em todo o território nacional terá um crescimento de 97,8 mil hectares em relação ao período anterior, totalizando 47,48 milhões de hectares.
Segundo dados recentes do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na semana que passou, o Rio Grande do Sul, maior produtor nacional de arroz - responsável por 61% da produção - quase completou o cultivo do cereal, com mais de 98% da área semeada, e aproximadamente 79% em desenvolvimento vegetativo. Em segundo lugar na produção orizícola brasileira, está o estado de Santa Catarina. Contudo, devido aos recentes acontecimentos climáticos que assolaram a região, principalmente no Vale do Itajaí, onde a predomina a cultura arrozeira, estima-se um recuo de 0,4% na produtividade. Inicialmente, a previsão de resultado estava em torno de 7.000 kg/ha, todavia, o recente levantamento, realizado pela Conab, prevê 6.650 kg/ha.
A estatal também aponta que o estado do Mato Grosso, na Região Centro-Oeste, terá um aumento de área 1,4%, maior que a safra 2007/08, e um acréscimo de produtividade estimado em 4,3%. O saldo positivo, de acordo com o estudo da Conab, se deve às boas condições das lavouras nas regiões produtoras. Por ocorrência da ampliação de área e produtividade média, na Região Centro-Sul, que corresponde a 61% do total de área plantada no País, a produção nacional estimada é de 12,25 milhões de toneladas, ficando 1,6% acima da safra passada, e próxima ao limite inferior apresentado no último levantamento.
Na opinião do analista de mercado do Irga, Marco Aurélio Tavares, a Conab está otimista ao projetar um aumento de produtividade de 1,7% nas lavouras brasileiras de arroz, em contraponto com a menor área plantada dos últimos quinze anos, de 2,870 milhões de hectares. “A estimativa de produção de 12,25 milhões de toneladas já reflete uma redução em relação ao levantamento anterior”, pontua. Para ele, o recuo de 0,4% na produtividade de Santa Catarina, ainda não reflete a situação real após as inundações sem precedentes ocorridas nas principais localidades produtoras, gerando maior dificuldade na previsão de números mais concretos para a safra brasileira de arroz.
Portanto, a Conab reajustou os números do Quadro de Suprimentos apontando um estoque de passagem para a safra 2008/09 de 930 mil toneladas, abaixo do anterior, que projetava 1,05 milhão de toneladas.
Carolina Borne
Irga
(51) 3288-0398
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura