Iveco Trakker Bi-Fuel é o vencedor do 2º prêmio Top Etanol
A Conab realiza, nesta quinta-feira (21), dois leilões para a comercialização de 165 mil t de arroz em casca safra 2010/2011 e 2011. Do total, 120 mil t são provenientes do Rio Grande do Sul, 25 mil t de Santa Catarina, e o restante dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
O Prêmio para Escoamento de Produto (Pep) vai comercializar 140 mil t do grão e será pago ao participante que comprovar a compra do produto do agricultor e/ou sua cooperativa por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal. Poderá ser destinado a qualquer localidade, exceto para as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste; e de Tocantins, Rondônia e Pará. Também não poderão participar os seguintes países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.
O Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) vai negociar 25 mil t de arroz vindas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O prêmio equalizador será pago ao produtor rural e/ou sua cooperativa, sediados nesses dois estados, pela venda e escoamento do grão. Poderão participar desta operação indústrias de beneficiamento ou de transformação e comerciantes.
Prêmio para Escoamento de Produtos (PEP): busca garantir ao produtor o preço mínimo. O governo paga o prêmio ao comprador que garanta ao produtor pelo menos o preço mínimo e que encaminhe o produto para uma região pré-determinada, de acordo com as necessidades de abastecimento do país.
Prêmio de equalização pago ao produtor (PEPRO): também visa garantir que o produtor venda pelo preço mínimo. Para isso, o governo paga ao produtor a diferença entre o preço de sua venda ao mercado e o preço mínimo, caso o preço de mercado estiver abaixo do mínimo. A diferença fundamental em relação ao PEP está no fato de a subvenção econômica (prêmio) ser paga diretamente ao produtor, que também é responsável por toda a documentação que comprova a operação.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura