Conab lança projeto para ampliar mecanização no campo

Iniciativa apresentada na COP30 inclui entrega de 220 kits e promete elevar produtividade da agricultura familiar

19.11.2025 | 14:48 (UTC -3)
Conab, edição Revista Cultivar

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou, nesta quarta-feira (19), durante a COP30, em Belém (PA), o projeto Conab Raiz, iniciativa que busca reduzir entraves históricos da agricultura familiar e ampliar o acesso a máquinas e equipamentos no campo. O anúncio foi feito pelo diretor de Desenvolvimento, Inovação e Gestão de Pessoas da estatal, Lenildo Morais.

Durante a apresentação, Morais destacou a entrega de 220 kits de mecanização destinados a núcleos e cooperativas de agricultores familiares parceiros da Conab em todas as regiões do país. Segundo o diretor, a adoção de máquinas nas lavouras pode aumentar a produtividade em até 30%, favorecendo a renda e a permanência das famílias no campo.

“Precisamos lembrar que a mecanização gera um ciclo virtuoso no campo. A maioria dos agricultores do Nordeste não tem acesso a máquinas”, afirmou Morais, ao defender que a ampliação do uso de tecnologia deve ser acompanhada por capacitação adequada.

Os kits distribuídos incluem tratoritos, plantadeiras, colheitadeiras de arroz, roçadeiras, carretas e outros implementos que devem apoiar o processo produtivo desde o preparo do solo até a colheita. Por se tratar de maquinário de origem chinesa, a Conab também contará com assistência técnica específica para orientar os agricultores no uso adequado dos equipamentos.

Entre os resultados esperados pelo Conab Raiz estão a expansão das áreas mecanizadas com práticas sustentáveis, aumento da produção e da produtividade, maior agregação de valor aos alimentos e ampliação do acesso dos agricultores a programas oficiais. A iniciativa também prevê impactos sociais, como a redução da insegurança alimentar e o estímulo à participação de mulheres, extrativistas e comunidades quilombolas no sistema produtivo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp