Conab faz leilões de café, milho, arroz e sisal

16.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Conab, empresa pública vinculada ao Mapa, promove, nesta quinta-feira (17), novos leilões de café, milho, arroz e sisal. Serão quatro operações distintas: a venda direta de estoques públicos de mais de 3 mil toneladas de café; o Valor de Escoamento de Produto (VEP) que negociará 5,9 mil t de milho; o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), que irá comercializar 110 mil t de arroz e mais de 3 mil t de sisal.

 

As 3 mil t de café, safra 2002/2003, provêm dos estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Poderão participar do leilão os interessados que estejam devidamente cadastrados perante a Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação. Outra exigência é estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sicoi).

 

VEP de milho

 

O Valor de Escoamento do produto (VEP) negociará cerca de 5,9 mil t de grãos do Mato Grosso com segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, cooperativas de criadores de aves, de suínos e de bovinos de leite, da indústria de ração para avicultura e suinocultura e das indústrias de insumo para ração animal. A venda só será feita para as regiões Norte, Nordeste, norte de Minas Gerais e para os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Segundo o coordenador-geral de cereais e culturas anuais, Sílvio Farnese, desde novembro do ano passado, já foram vendidos 206 mil toneladas do grão.

 

PEP de arroz e sisal

 

O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) comercializará 110 mil toneladas de arroz e mais de 3,2 mil toneladas de sisal. O arroz é proveniente de três estados distintos, 90 mil t do Rio Grande do Sul, 10 mil t de Santa Catarina e outras 10 mil t do Mato Grosso do Sul. Já o sisal soma 3 mil t da Bahia com mais 250 t da Paraíba.

 

A venda de arroz é o segundo leilão desta safra e será aberta a quaisquer interessados, exceto para as unidades da federação que integram as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para os estados do Tocantins, Rondônia e Pará. Também estão fora alguns países, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.

 

Poderão participar do leilão de mais de 3 mil t de sisal bruto, safra 2010/2011, as indústrias de beneficiamento e os comerciantes cujo destino final do produto não sejam as regiões de produção (Bahia e Paraíba).

 

Saiba mais

 

Valor de Escoamento de Produto (VEP) – É um leilão de venda de estoque público. Neste caso, o governo paga um determinado valor ao produtor para que o produto seja escoado para uma região com dificuldade de abastecimento.

 

Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) – É o valor concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.

 

Venda direta de estoques públicos – É realizada por meio de leilões para regular o abastecimento e o preço dos produtos agrícolas.

 

Fonte: Mapa

(61) 3218-2203

imprensa@agricultura.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025