Complexo portuário do Rio Grande (RS) recebeu pela primeira vez navio movido a gás natural

Depois da operação no terminal rio-grandino, o navio seguiu viagem em direção a Singapura, no continente asiático

11.03.2024 | 14:47 (UTC -3)
Portos RS
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O complexo portuário do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, recebeu, no último mês, o porta-contêineres CMA CGM Bahia, embarcação movida a Gás Natural que representa a mais recente geração de navios sustentáveis. A atração aconteceu no Terminal de Contêineres (Tecon) do Grupo Wilson Sons.

Pertencente à frota da armadora francesa CMA CGM, a embarcação incorpora tecnologias avançadas para a redução das emissões de dióxido de carbono. Sua chegada coincide com o momento em que a Portos RS adere ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil e assina seu ingresso na Aliança Brasileira para a Descarbonização de Portos. Depois da operação no terminal rio-grandino, o navio seguiu viagem em direção a Singapura, no continente asiático.

Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o recebimento do navio no complexo portuário rio-grandino simboliza a concretização dos projetos voltados ao cuidado com o meio ambiente que são desenvolvidos pela Autoridade Portuária. Ele também lembrou das adesões recentes da Portos RS a programas de cuidado ambiental.

“Esse momento representa um grande passo para a concretização das boas práticas de cuidado ambiental estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, e pelo GHG Protocol, que recentemente aderimos para o controle da emissão de gases do efeito estufa”, afirmou.

Já o diretor de meio ambiente da Autoridade Portuária, Henrique Ilha, destacou que os avanços concretos em direção à transição energética e à menor emissão de gases do efeito estufa, como o caso do navio CMA CGM Bahia, estão perfeitamente alinhados com a estratégia da Portos RS de se tornar uma plataforma de energia e inovação.

Sobre o CMA CGM Bahia

O CMA CGM Bahia foi construído no ano passado e atende ao objetivo da companhia de reduzir as emissões de poluentes de seus navios até o ano de 2050, quando ela almeja tornar-se Carbono Zero Líquido. A armadora espera até 2028 estar operando em suas rotas com pelo menos 120 navios movidos a baixo teor de carbono.

Com 336 metros de comprimento e outros 51 metros de largura, o CMA CGM Bahia tem capacidade para transportar até 13 mil TEUs, unidade de medida correspondente a um contêiner de 20 pés. 

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