Monitoramento de pragas na lavoura diminui custos com aplicação em Mato Grosso
Tem início nesta segunda-feira, 21 de outubro, o XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM), em Salvador. “Inovação e sustentabilidade” é o tema do evento realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e co-realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex) até o dia 25. São esperados mais de 600 participantes.
“Desde 1979, o CBM tem sido o principal fórum de atualização e intercâmbio técnico-científico da cadeia produtiva da mandioca, integrando agentes de instituições de ensino, pesquisa, extensão e defesa vegetal, produtores e empresários.”, afirma o pesquisador Carlos Estevão Cardoso, supervisor do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa e presidente da comissão organizadora do evento.
Programação
São vários subtemas relacionados à cadeia produtiva da mandioca – desde sistemas de produção mais sustentáveis, aproveitamento da raiz para alimentos funcionais, práticas culturais, alta gastronomia, importância para a segurança alimentar, políticas públicas, mercados alternativos até sua contribuição para a redução da miséria. Serão três conferências, 11 mesas-redondas e nove minicursos. Está confirmada a presença do ministro do Esporte Aldo Rebelo, um dos expositores da mesa-redonda “Oportunidades no mercado de mandioca decorrentes da Copa do Mundo e das Olimpíadas”.
Com um cenário de forte seca no Nordeste, o CBM será uma oportunidade para discutir esse tema e propor soluções. “Do ponto de vista da disponibilidade de produto, este ano é um dos piores que já vi. Vamos tratar desse assunto e, nesse contexto, destacamos a ‘Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária para o estado da Bahia – Reniva’, projeto liderado pela Embrapa e com foco no pequeno agricultor. Não é uma ação imediata, mas vai contribuir para estruturar a cadeia da mandiocultura para que, no futuro, os efeitos das secas sejam minimizados”, espera Estevão.
Acontecem ainda como eventos paralelos a assembleia da SBM, a reunião da Câmara Setorial da Mandioca e a Feira da Agricultura Familiar, onde produtores de diversas regiões do país vão apresentar seus produtos em 31 estandes, durante os dias 22, 23 e 24.
Gastronomia
Uma parceria entre a comissão organizadora do evento e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Seccional Bahia vai promover, durante o período do congresso, uma prévia da quarta edição do Festival Bar em Bar, em que a mandioca será o produto principal em receitas de cerca de 30 bares e restaurantes da cidade. “A ideia é popularizar ainda mais a mandioca como ingrediente de pratos conhecidos e mostrar que ela também está presente em pratos mais requintados”, explica Estevão. Com o objetivo de promover o turismo e a gastronomia local, cinco mil guias com descrição dos pratos e endereços foram produzidos pela Abrasel-BA e serão distribuídos em pontos turísticos da cidade.
No último dia, o congressista poderá fazer uma visita técnica às instalações da Embrapa Mandioca e Fruticultura e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, e à Cooperativa de Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido), parceira em transferência de tecnologias da Embrapa, em Laje.
O CBM tem o patrocínio do Sebrae, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Aquicultura e Pesca (Seagri-BA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Fundação Banco do Brasil, Abam, Bando do Nordeste, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação Syngenta, Amidos Mundo Novo, Fibria, EBS e Tereos Syral.
Apoiam o evento Coopamido, Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub), Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag-BA), UFRB e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Para conferir dias e horários da programação cientifica, acesse www.congressomandioca2013.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura