Começa nesta terça (24) simpósio nacional sobre girassol

Para abrir o evento está programada uma palestra sobre a qualidade do óleo de girassol e a saúde, que será proferida por Luis Carlos Alonso, da Syngenta

23.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Lebna Landgraf​

Começa nesta terça, dia 24, às 8h30, no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras (MG), a XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol. Os eventos são uma promoção da UFLA,  da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Para abrir o evento está programada uma palestra sobre a qualidade do óleo de girassol e a saúde, que será proferida por Luis Carlos Alonso, da Syngenta. Além disso, aspectos relacionados ao óleo de girassol e seu impacto na alimentação humana serão abordados pelo pesquisador César de Castro, da Embrapa Soja. Durante os eventos serão discutidos os resultados de pesquisa e as recomendações técnicas para a produção da cultura do girassol, assim como pretende-se definir prioridades e estabelecer parcerias de pesquisa e de transferência de tecnologia em girassol. A programação inclui a apresentação de relatos de cultivo nas diferentes regiões do Brasil e apresentação de trabalhos científicos.

Sobre o girassol - A cultura do girassol é semeada no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Sudeste (Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul) do Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) o girassol foi semeado em 62,3 mil hectares, resultando em uma produção de 102 mil toneladas, na safra 2016/2017.  O estado de Mato Grosso foi responsável por 54% da produção nacional da oleaginosa. 

Serviço

Eventos: XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e 
X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol
Data: 24 e 25 de outubro
Local: UFLA (Lavras, MG)
Informações pelo www.embrapa.br/rnpg2017

Programação

24 de outubro (Quarta-feira)
8h – 8h30 Recepção e Inscrições 
8h30 – 9h Sessão de abertura 
9h – 9h45 Palestra inaugural: Qualidade de óleo e saúde - Luis Carlos Alonso (Syngenta) 
9h45 – 10h15 Intervalo 
10h15 – 11h Palestra: Óleo de girassol na alimentação - Cesar de Castro (Embrapa Soja) 
11h – 12h Relatos por região 
Moderador: Vicente de Paulo Campos Godinho (Embrapa Rondônia) Relatores: - Sul: Ana Claudia Barneche Oliveira (Embrapa Clima Temperado) - MG e GO: Renato Amábile (Embrapa Cerrados) - MT e RO: Vicente de Paulo Campos Godinho (Embrapa Rondônia) 
14h – 16h15 Tema 1: Manejo de plantas daninhas e herbicidas em girassol Moderador: Renato Amábile (Embrapa Cerrados) Manejo de plantas daninhas em sistemas de produção com girassol - Alexandre Magno Brighenti (Embrapa Gado de Leite) Plantas daninhas em girassol - Elifas Nunes de Alcântara (EPAMIG – Lavras) 
16h30 – 18h00 Tema 2: Estratégias para o manejo de doenças em girassol Moderador: Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite (Embrapa Soja) Aspectos a tener em cuenta em la PHC por Sclerotinia y Mancha de la hoja por Alternaria - Carolina Troglia (INTA / EEA Balcarce - Argentina) 

25 de outubro (Quarta-feira)
 8h – 9h Apresentação de trabalhos em pôster 
9h – 10h30 Tema 3: Qualidade da torta de girassol: formulação e uso Moderador: Aluisio Brigido Borba Filho (UFMT) Qualidade da torta de girassol: formulação e uso - Leandro das Dores Ferreira da Silva (UEL) 
10h45 – 12h15 Tema 4: Silagem de girassol: preparo e uso Moderador: Cesar de Castro (Embrapa Soja) Aspectos gerais da produção e uso de silagens - Thiago Fernandes Bernardes (UFLA) Girassol como fonte alternativa na alimentação de ruminantes - Ariomar Rodrigues dos Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa) 12h15 – 12h30 Sessão de encerramento 
12h30 – 14h Almoço 
14h – 16h30 Prática de extração de óleo e produção de biodiesel - Antônio Carlos Fraga - UFLA


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024