BASF leva biológicos para o XII Enfrute
Já começou a colheita do famoso “Feijão Maravilha”, de Rio das Ostras, cidade localizada na Região dos Lagos (RJ). O Programa de Incentivo ao Plantio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, deve render mais uma alta produtividade do grão, repetindo o sucesso dos últimos seis anos. Agora em 2011 foram plantados cerca de 84 hectares (ha) e a expectativa é que a produtividade chegue a 1250 kg/ha, mais que o dobro da média do Estado, que está em torno de 600 kg/ha.
Neste ano foram plantadas duas variedades, o feijão preto “Xodó” e o vermelho “Pingo de Ouro”, rendendo grãos de qualidade e sem agrotóxico. Criado em 2005, o programa da Prefeitura, apelidado de “Feijão Maravilha”, oferece todo o maquinário necessário – para preparo do solo, semeadura e colheita -, sementes e adubo aos agricultores, além da assistência técnica. Ao produtor cabe a responsabilidade pelos cuidados com a lavoura. Ao todo, 72 agricultores são beneficiados pela iniciativa do Governo Municipal.
Em contrapartida, o produtor retorna parte do que foi investido pelo Município em grãos de feijão, que servirão de sementes para o próximo ano. Com essa parceria, a cada ano, o Programa de Incentivo ao Plantio tem se fortalecido e caminhado rumo à auto-sustentabilidade. O secretário Max José de Almeida explica que o objetivo é oferecer o necessário para que os agricultores possam ganhar autonomia, gerando renda para suas famílias e fixando o homem no campo.
O pequeno agricultor José Araújo, que participa do Programa desde o início já prevê as boas vendas da safra colhida. Ele plantou o “Pingo de Ouro”, que rende ao produtor um melhor preço em relação ao feijão preto, na feira do Centro da cidade, onde comercializa o produto. “Eu vendo muito bem lá. Compensa porque temos apoio da Prefeitura, com as máquinas e ajuda dos técnicos”, afirma o agricultor.
Até setembro, toda a safra deve estar toda colhida e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca já começa a se preparar para a famosa Festa da Colheita, que acontece em outubro e tradicionalmente atrai turistas e moradores de toda a cidade.
Mauricio Rocha/Assessoria de Imprensa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura