Cogumelos comestíveis serão apresentados em Brasília

27.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

Quem quiser conhecer melhor os cogumelos comestíveis e os seus benefícios para a alimentação e saúde pode visitar o estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na 137ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, DF no período de 28 a 31 de janeiro.

Poucas pessoas sabem, mas os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura.

Mas, infelizmente, os cogumelos ainda são inacessíveis para a maior parte da população brasileira, pelo seu alto preço no mercado. O consumo desses produtos no país – cerca de 30 gramas por habitante - ainda é muito baixo quando comparado com outros países, como por exemplo, a França onde o consumo chega a 2 kg por habitante, a Itália, onde se consome cerca de 1,3 kg, e a Alemanha, na qual o consumo alcança 4 kg.

Por isso, um dos objetivos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - é tornar o cultivo desses fungos mais econômico. A Unidade desenvolve pesquisas com cogumelos desde 1995, quando a pesquisadora Arailde Urben trouxe da China e adaptou para o Brasil a tecnologia de cultivo denominada Jun-Cao. Essa técnica torna a produção mais barata, já que utiliza substratos de capim junto com outros nutrientes ao invés de troncos de madeiras e serragem, como nos meios de cultivo tradicionais.

Hoje, depois de tantos anos de pesquisa, a Unidade contém em seu Banco de Cogumelos para Uso Humano mais de 300 espécies de cogumelos, coletadas em diversas regiões brasileiras.

Além de investir em pesquisas com esses fungos, a pesquisadora Arailde Urben continua firme no objetivo de divulgar a sua importância para a nutrição humana e torna-los mais acessíveis à população brasileira. Para isso, ela promove, no mínimo, dois cursos por ano na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para produtores de todo o Brasil. O primeiro curso de 2010 deve acontecer em maio, mas ainda não tem data definida.

Quem tiver interesse em se tornar um produtor, pode procurar Mauro Gonçalves ou Felipe Rodrigues pelo telefone (61) 3448-4783 ou pelo e-mail:

e já fazer a sua reserva para o próximo curso.

Produtores treinados na Embrapa vão mostrar os seus produtos na feira botânica

Muitos dos ex-alunos da pesquisadora Arailde Urben já se tornaram produtores de cogumelos em várias regiões brasileiras e dois deles, do Distrito Federal, vão expor os seus produtos junto com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na 137ª Feira Botânica do CasaPark.

Gilsérgio dos Santos Silva, produtor de champignon de Paris, cogumelo do sol e o cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus), fez o curso em 2003 e 2006. Já Marcelo Canfran Simões fez o curso em 2004 e hoje comanda a empresa “Cogumelos Amazônia” para comercialização de cogumelo do sol.

Os dois produtores afirmam que o consumo desses produtos em Brasília tem crescido muito nos últimos anos e que a produção não atende à demanda local. Por isso, a maioria dos cogumelos comercializados na cidade vem de São Paulo, que é o estado que mais produz no Brasil hoje. Segundo eles, é muito importante aumentar a produção desses fungos no Distrito Federal para que fiquem mais baratos para o consumidor.

A 137ª Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece na sexta-feira e sábado (29 e 30 de janeiro) de 10 às 22h, e no domingo, dia 31 de janeiro, de 12 às 20 horas.

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3340- 3672 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025