Senar e Farsul recebem agricultores da Alemanha
Nesta quinta-feira (17), o presidente do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), André Spitz, e a chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Vania Beatriz Rodrigues Castiglioni, lançam em Porto Velho o Projeto Comunidades Amazônicas. Serão selecionadas três comunidades de baixa renda no Estado de Rondônia para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. O lançamento acontece das 8h às 9h no auditório da Embrapa Rondônia.
O objetivo do projeto é apoiar a organização das comunidades, com orientações técnicas e fomento, para que seja feito um uso sustentável dos recursos naturais para geração de renda e melhoria da qualidade de vida. O projeto tem como modelo o trabalho desenvolvido há mais de dez anos por Coep e Embrapa no semiárido nordestindo, que hoje atende 47 comunidades.
Coordenador de projetos do Coep, Marcos Carmona explica que o projeto está atualmente na fase de prospecção de comunidades para que seja formulada a proposta. “O passo seguinte é discutir com as comunidades quais os desejos, quais as aptidões, para que o projeto seja construído coletivamente. Não adianta chegar com um pacote fechado”, afirma Carmona. Além das três comunidades de Rondônia, serão atendidas outras três comundiades no Acre.
Coep
O Coep foi criado em 1993 e reúne instituições públicas e privadas, além de voluntários em todo o país. A atuação, que no início estava focada no combate à fome, ganhou contornos mais amplos com o tempo. Hoje, o Coep tem estruturas estaduais e municipais e trabalha com organização comunitaria e mobilização social de forma geral.
Serviço
O quê? Lançamento do Projeto Comunidades Amazônicas
Quando: dia 17/02/2011, das 8h às 9h
Onde: Auditório da Embrapa Rondônia, BR 364 km 5,5, Porto Velho (RO)
Daniel Medeiros
Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia
(69) 3225-9387
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura