Clube da Cana FMC reúne mais de 450 pessoas no Guarujá (SP)

28.10.2014 | 21:59 (UTC -3)

O objetivo do 19º Clube da Cana FMC foi cumprido: conhecimento com especialistas renomados, troca de experiências com os influenciadores e representantes do setor e a expectativa da presença de mais 450 pessoas no evento com os principais grupos e usinas de cana do País. Dessa forma, foram debatidos assuntos sobre toda a cadeia produtiva do setor em quatro dias de evento (16 a 19 de outubro) realizado no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral de São Paulo (SP). O encontro contou com o apoio da Case IH fabricante de equipamentos para mecanização agrícola

O presidente da FMC Corporation América Latina, Antonio Carlos Zem, no jantar de abertura (dia 16) reforçou o tema central do evento “Paixão – Nossa Cultura é a Nossa Paixão”, falou sobre a comemoração dos 40 anos da FMC no Brasil e comentou sobre o mercado e de toda a programação do evento. “O Clube da Cana debate sobre soluções para fortalecer, produzir cana de três dígitos e reduzir o custo da produção”. Zem comentou sobre o momento do setor. “Temos que reconhecer que a cana tem sofrido, mas essa fase vai passar e conte com a FMC para contribuir nessa empreitada juntos com serviços e tecnologias inovadoras para incremento de produtividade nas lavouras”, explicou otimista Zem.

Painéis

O novo diretor de Cana e H&F Brasil da FMC, Marcos Gaio, se apresentou contando sua experiência no mercado e deu as boas-vindas na abertura oficial do evento (17) convocando os presentes a fazerem a diferença no segmento de cana-de-açúcar no País. “Temos paixão pela cana, assim como vocês que estão aqui, e precisamos de comprometimento mútuo para vencer os desafios do setor”, destaca o novo diretor da FMC.

O vice-presidente da Case IH América Latina, Mirco Romagnoli, abordou sobre soluções de equipamentos e serviços para o setor canavieiro, bem como as novidades no portfólio de produtos. Um deles é a pesquisa de motor pesado movido a etanol. "Os estudos continuam para chegar a uma alternativa competitiva", explicou Romagnoli.

O diretor de marketing da FMC, Marcio Farah, falou sobre a cultura FMC e seus valores e ressaltou o investimento contínuo no desenvolvimento de novos produtos e serviços para os clientes. “Queremos uma linha de produtos mais equilibrada entre o biológico e o químico”, ressaltou Farah.

Com o tema “Foco na Área Agrícola”, o primeiro painel foi coordenado pelo engenheiro agrônomo e empresário agrícola Paulo Rodrigues e com os palestrantes Victor Campanelli, da Agro Pastoril Paschoal Campanelli, que comentou sobre a alta produtividade com mecanização e apresentou dados sobre a importância da agricultura de precisão. Já Paulo Roberto Artioli, que explicou a questão do plantio alternado e o que muda na aplicação do defensivo.

Já o Painel 2 “Eficiência & Gestão – Gargalos de Recursos Humanos e Performance Operacional”, foi coordenado pelo professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências Cana Unicamp, Sérgio Salles Filho e contou com Luis Francisco da Silva, diretor de operações (COO) da Biomass Energy Research Institute (BENRI) e sócio líder mundial de Agribusiness e consultoria PWC, José Rezende. O painel foi marcado por panoramas e índices operacionais do setor e a sobre a importância da gestão de processos no negócio. “Conhecer e promover melhorias no nível de eficiência de seus processos é vital para uma empresa buscar crescimento estruturado e de longo prazo”, destaca Rezende, da PWC. O Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS) também participou desse painel comentando sobre o momento do setor e sobre o investimento necessário no segmento para retomar a competitividade.

No último painel do dia 17, “Nova Genética: o que vem por aí” foi o assunto abordado com gerente de marketing Cana Brasil FMC, Roberto Puzzo como moderador e os palestrantes William Burnquist (CTC) e o coordenador programa do IAC – Ribeirão Preto, Marcos Landell e o coordenador do PMGCA RIDESA – Usfscar, Hermann Hoffmann. Foram apresentadas as novas variedades de cana adaptadas à nova realidade do setor, as vantagens, desafios das mudas pré-brotadas.

Abrindo o dia 18 com painel 4 “Mercado: por que investir?” os participantes contaram com a presença do ex-diretor Executivo da International Sugar Organization (ISO), Peter Baron como coordenador, o diretor da Datagro, Guilherme Nastari e o diretor executivo da ISO, José Orive. O atual mercado da cana-de-açúcar, as perspectivas globais e desafios para investimentos no setor foram os destaques das palestras.

O último painel “Brasil: Perspectivas politicas e Econômicas - 2014/2018” teve o economista Mailson da Nóbrega e a economista presidente da Unica, Elizabeth Farina e ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. . O economista apresentou as projeções econômicas para 2015/2018, considerando a vitória de Aécio ou de Dilma para presidência da República.

Além de conhecimento, o Clube da Cana proporcionou também com momentos de descontração com shows da Marina Elali e com a dupla sertaneja Marlon e Maicon. As esposas dos produtores rurais contaram como uma programação feminina: workshop sobre saúde, bem-estar, moda e comportamento com a jornalista, escritora e consultora de etiqueta, moda e comportamento Claudia Matarazzo e e a cirurgiã plástica, Katia Haranaka.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025