Unesp vai coordenar pesquisas em parceria com o setor produtivo
Centro de fitossanidade em cana-de-açúcar será financiado por Fapesp e Grupo São Martinho
O Clube Agro Brasil chega ao mercado neste mês, com as marcas associadas Corteva Agriscience, Mosaic Fertilizantes e Mapfre. Trata-se do primeiro programa de relacionamento multimarcas do agronegócio brasileiro, que vai conectar indústria, canais de vendas e produtores de todo o país, com o objetivo de beneficiar toda a cadeia.
Por meio do Clube, o agricultor acumulará pontos, que poderão ser trocados por vouchers e resgatados em produtos e insumos agropecuários de qualquer marca associada, beneficiando 100% o seu negócio.
A expectativa é movimentar até R$1 bilhão, no primeiro ano. “O potencial é bastante relevante. Somente o mercado de insumos (fertilizantes, sementes e defensivos), quando comprado pelo produtor via distribuição e cooperativas, representa um total de 100 bilhões de reais”, explica André Uberti, CEO do Clube Agro.
São inúmeras vantagens para toda a cadeia. Para a indústria, será uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com clientes e consumidores e possibilidade de gerar aumento de renda; acesso a banco de informações sobre necessidades e comportamento de compra dos produtores, facilitando o momento de traçar estratégias de marketing e comerciais; e melhores condições de competir em um mercado em que muitas marcas têm seu próprio programa de fidelidade.
Para o canal de vendas, com a entrada no Clube, o local passa a ser um posto de troca e de acesso a novos clientes, revertendo em mais venda e fidelização, uma vez que o produtor poderá comprar mais. Terá à sua disposição também uma rede social exclusiva com conteúdos relevantes e portal de notícias.
Para o produtor, os benefícios são: facilidade em acumular pontos, pois todas as notas fiscais cadastradas valem pontos; acesso a marcas de diversos segmentos; liberdade de escolha na utilização dos vouchers; maior poder de compra; acesso a ferramenta para organização, controle e gestão de investimentos e rede social exclusiva com conteúdos relevantes e portal de notícias.
“O objetivo do Clube Agro é alcançar os produtores e gestores rurais em todo o país e ser um parceiro de toda a cadeia na construção de um setor mais produtivo e rentável. O Clube é primeira e única plataforma lançada que não é um programa proprietário, ela conta com a participação de várias marcas”, esclarece Uberti.
“É um movimento inovador para o setor e que reflete uma nova forma de pensar a relação com o produtor rural. Trata-se de uma união de forças importante, permitindo aos nossos clientes o acesso a novas tecnologias”, comenta Douglas Ribeiro, Vice-Presidente de marketing Corteva Agriscience.
“A baixa penetração da cultura do seguro no Brasil, faz com que os benefícios desta proteção não sejam amplamente conhecidos. O Clube é uma forma de orientar e garantir a continuidade do negócio de pequenos e médios produtores rurais no caso de eventualidades”, afirma Luis Gutiérrez, CEO de Seguros da Mapfre.
“Em um segmento comoditizado como o de fertilizantes, o Clube vem como uma ferramenta de diferenciação e apresentação de novas tecnologias ao produtor rural e pecuarista”, aponta Floris Bielders – VP comercial da Mosaic Fertilizantes.
Cadastro no Clube
O cadastro na plataforma pode ser feito por meio do aplicativo ou no site do Clube Agro. Ao comprar insumos ou serviços, o produtor deve guardar a nota fiscal.
Para converter as compras em pontos, o produtor deve cadastrar a nota fiscal do produto, escaneando a nota no App que converterá o valor da compra em pontos.
Para resgatar os pontos, deverá acessar a conta e ver quais produtos ou serviços disponíveis deseja. Com isso, basta resgatar seus pontos e um voucher será gerado em sua carteira. A troca deve ser feita em um Canal Associado ao Clube. Lá o valor poderá ser trocado pelo produto desejado.
“Um dos diferenciais do programa é ser considerado ‘bandeira branca’, ou seja, são várias marcas associadas com a mesma força e filosofia de serem o apoio aos produtores, bem como aos canais de venda. É um verdadeiro programa de coalizão. É inovador e ousado, preparado para a nova era de produtores que vem por aí, que não teme o compartilhamento e que tem foco de verdade em quem produz”, conclui o CEO do Clube Agro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura