Citricultura é destaque em Veranópolis

No RS são cultivados 14.652 ha de laranja, 9.795 ha de bergamota e 786 ha de limão

30.06.2022 | 14:03 (UTC -3)
Rejane Palido/Emater/RS- Ascar/Divulgação Seapdr
No RS são cultivados 14.652 ha de laranja, 9.795 ha de bergamota e 786 ha de limão. - Foto: Fernando Dias/Seapdr
No RS são cultivados 14.652 ha de laranja, 9.795 ha de bergamota e 786 ha de limão. - Foto: Fernando Dias/Seapdr

No Estado do RS são cultivados 14.652 ha de laranja, 9.795 ha de bergamota e 786 ha de limão, estando a citricultura concentrada no Vale do Rio Uruguai, Vale do Caí e Taquari. Os dados foram apresentados pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Luiz Ângelo Poletto, que também abordou as caraterísticas e tendências da citricultura em cada região do Estado. Essa foi uma das palestras desta quarta-feira (29/06) do 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura, realizado no salão comunitário Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis.

O primeiro dia de programação foi marcado por palestras com especialistas do Brasil e Uruguai que abordaram diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, entre eles a qualidade das mudas, o controle de pragas e doenças, novas variedades e uso de fitorreguladores. A abertura oficial, às 18h, teve a presença do presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari; do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes; e demais autoridades.

Na manhã desta quinta-feira (30/06), último dia do evento, o público participou de visitas técnicas a propriedades rurais. No pomar de três hectares de citros da propriedade de Egídio Domeneghini, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Enio Todeschini apresentou as práticas agrícolas de manejo do solo utilizadas pelo agricultor, como o manejo das ervas concorrentes e da cobertura do solo e a adubação. O extensionista Douglas Corso abordou os métodos e sistemas de irrigação recomendados na citricultura e apresentou o sistema de irrigação utilizado na propriedade, que é o de gotejamento, além de equipamentos utilizados no manejo, junto com uma empresa convidada. Ainda nesta propriedade, o professor da Ufrgs Renar Bender e o produtor Luis Antônio Domemeghini, falaram sobre o armazenamento de frutos cítricos.

Em outra propriedade (pomares Frutimar), um representante da empresa esclareceu sobre poda mecânica e os extensionistas da Emater/RS-Ascar Jair Griebler e Ivonir Biesek falaram sobre a implantação e sistematização de pomares cítricos.

O Ciclo de Palestras é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e Ufrgs.  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024