Ciclo de treinamentos da Adama destinado a agricultores do Rio Grande do Sul chega a 10 municípios

Projeto Adama C.U.I.D.A leva conhecimento sobre uso inteligente de defensivos a todo Brasil, passou por 80 cidades e capacitou mais de 1,5 mil pessoas em 2021

20.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cláudia Rodrigues Santos Nunes

Com investimento de R$ 1 milhão somente em 2021 no ciclo de ações de sustentabilidade no campo, a Adama, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, que sempre promoveu treinamentos sobre o uso de defensivos agrícolas em todo o Brasil, agora intensifica suas ações por meio do Adama C.U.I.D.A. - Circuito sobre Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas. O programa visa trabalhar os três pilares de sustentabilidade no campo - econômico, social e ambiental -, por meio de iniciativas de cuidar da lavoura, das pessoas e do solo - e, agora em outubro, chega ao Rio Grande do Sul para capacitar cerca de 300 produtores rurais e suas equipes.

O projeto conta com uma versão itinerante, o Adama C.U.I.D.A no Campo, que consiste na visita técnica de um engenheiro agrônomo especializado em Tecnologia de Aplicação na propriedade rural dos agricultores. Ao todo, serão 10 municípios do estado que receberão treinamentos, de 25 a 29 de outubro, sobre os principais temas que envolvem o cuidado com a lavoura, tecnologia de aplicação de defensivos, regulagem de pulverizadores e deriva. "Uma lavoura saudável requer o manejo adequado e a utilização das melhores práticas de tecnologia de aplicação. Apenas assim é possível produzir mais, com mais qualidade, segurança e sustentabilidade", afirma Marcelo Gimenes, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Adama.

Além dos treinamentos realizados por meio do Adama C.U.I.D.A, cerca de 20 outras ações já foram feitas neste ano, no Rio Grande do Sul, para 150 profissionais do Agronegócio, entre consultores de revendas e cooperativas, de forma customizada. "O objetivo também foi treiná-los e multiplicar o conhecimento adquirido sobre tecnologia de aplicação, formulação de produto e deriva para que também consigam passar adiante essas informações e assessorar da melhor forma os produtores rurais do estado", explica Gimenes.

Reforço e parceria nas ações de capacitação

Os diferentes programas de capacitação são realizados pela Adama, em parceria com a AgroEfetiva, empresa especializada em tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, e com o Sindiveg, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal. Desde 2020, mais de 30 ações de capacitação no campo - em 22 eventos presenciais e em oito edições on-line - foram realizadas em todo o Brasil, e mais de 1,5 mil pessoas, entre colaboradores próprios, consultores e produtores rurais, foram treinadas pelo Adama C.U.I.D.A.

Com a crescente participação feminina no agronegócio, a companhia também fechou uma parceria com a Rede UMA - União das Mulheres do Agro. Para 2021, estão previstas ações ligadas à transmissão de conteúdo técnico para as agricultoras integrantes da associação e o incentivo ao compartilhamento dos temas e das boas experiências em diversas regiões brasileiras. Apenas no último ano, 300 mulheres foram impactadas pela ação, o que representa um número ainda maior considerando que multipliquem as informações obtidas entre suas equipes, nas propriedades.

Além disso, para levar informações de qualidade e promover oportunidades de capacitação constantes aos profissionais do setor do agronegócio, o Adama C.U.I.D.A. também está presente promovendo cursos nos eventos exclusivos da empresa, como o CTA - Campo de Treinamento Adama; Academia do Conhecimento, Evento Consultor e workshops, entre outros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024