Fonesa realiza reunião na IV Conferência Nacional de Defesa Agropecuária
A pecuária, assim como a agricultura, precisa de implementação de novidades tecnológicas, para continuar sendo rentável e por isso temos que participar dos eventos do setor. Foi o que afirmou o engenheiro agrônomo e pecuarista José Luiz Andrade, participante do I Ciclo de Palestras Agropecuárias, em Gurupi, região Sul do Estado, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O agricultor, que participou da cerimônia de abertura do Ciclo de Palestras Agropecuárias, ocorrida na noite desta quarta-feira, 02, destacou a importância dos temas abordados na programação do evento. Segundo ele, as palestras sobre o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), irrigação de pastagens, e integração lavoura-pecuária são importantes o aumento do crescimento da pecuária na atualidade.
“Sou formado em agronomia e pecuarista há mais de dez anos, mas é importante participar de eventos como este para a reciclagem e implantação de novidades tecnológicas na minha propriedade”, afirmou José Luiz Andrade, que trabalha com gado de corte e produção de leite em Gurupi. O produtor ainda elogiou a realização do Ciclo de Palestras Agropecuárias em seu município, o que “facilitou a participação dos produtores de toda a região”.
O I Ciclo de Palestras Agropecuárias é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A programação do evento, com foco em pecuária de corte, produção leiteira e apicultura, iniciou nesta quarta-feira, 2, e segue até o dia 4, sexta-feira.
Plano ABC
Após a cerimônia de abertura, foi apresentada uma palestra sobre o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), no contexto do Tocantins. O Secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, e o superintendente Federal da Agricultura no Estado, Jalbas Manduca, realizaram a palestra sobre o Plano ABC.
Na ocasião, Padua falou da importância do Plano ABC, para o Governo Federal cumprir as metas de diminuição da emissão de gás carbono. “O ABC prevê o desenvolvimento de atividades, que diminuem a emissão do gás carbônico em todo o Brasil e a Seagro tem coordenado o trabalho para alcançarmos a metas do Tocantins”, informou o secretário.
Integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais são algumas das atividades previstas para o Tocantins no Plano ABC. “Hoje, mais da metade das nossas pastagens é degradada ou com baixo potencial produtivo. Precisamos levar tecnologias sustentáveis para essas áreas, para aumentarmos nossa produção e reduzirmos a emissão de carbono”, afirmou Padua.
De acordo com Superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, o Plano ABC exige mudança de cultura, uma vez que prevê a aplicação de novos sistemas de plantio. “É importante que os técnicos, os acadêmicos e também os produtores compreendam a importância da implantação das novas tecnologias do Plano ABC, que foram pesquisadas e testadas, antes de serem apresentadas”, avaliou Manduca.
Organização e Desenvolvimento Rural
Na noite desta quarta-feira, também foi apresentada no evento, a palestra “A Importância da Organização para o Desenvolvimento Rural”, realizada pelo engenheiro Agrônomo José Xavier, que é presidente da União Nordestina dos Apicultores e Meliponicultores (Unamel). Na ocasião, ele apresentou fases, para o desenvolvimento do setor apícola.
Segundo o palestrante, os apicultores e os produtores interessados no setor precisam de capacitação e associação. “O setor da apicultura e da meliponicultura é reconhecido internacionalmente como uma atividade e nacionalmente, em razão da organização, por isso precisamos elaborar projetos, trabalhar planos de ação e fortalecer nossas entidades representativas”, afirmou José Xavier.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura