Chuvas intensas colocam Bahia e RS em alerta

Estados devem registrar ventos fortes e queda de granizo

07.05.2025 | 14:37 (UTC -3)
Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para temporais em áreas da Bahia e do Rio Grande do Sul até o fim desta semana. Em ambas as regiões, a combinação de fatores atmosféricos pode provocar chuvas volumosas, ventos fortes e queda de granizo.

Na Bahia, o transporte de umidade do oceano e a atuação de um cavado mantêm as instabilidades, principalmente no litoral nordeste e no Recôncavo Baiano, incluindo Salvador. Até quinta-feira (8), os volumes podem ultrapassar 100 mm, com rajadas de vento de até 100 km/h. Em 24h, Salvador registrou 61,6 mm de chuva e Cruz das Almas, 51,6 mm. Outras áreas do estado, além de partes de Sergipe e Alagoas, também estão sob aviso.

No Rio Grande do Sul, o alerta vale inicialmente para as regiões da Campanha, Missões e municípios próximos ao Uruguai. A previsão é de volumes entre 30 mm e 100 mm, com risco de tempestades, ventos de até 100 km/h e granizo. Entre quinta (8) e sexta-feira (9), a instabilidade se intensifica com a chegada de uma frente fria, podendo superar os 100 mm em áreas do sul gaúcho, incluindo o entorno de Bagé. A Região Metropolitana de Porto Alegre também está sob atenção.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025