Coopavel acelera preparativos do Show Rural 2020
32º edição terá participação de 650 expositores com expectativa de público de 250 mil pessoas
A unidade da ChemChina Syngenta comunicou no domingo, 5 de janeiro, que, juntamente com a Sinochem, está consolidando os negócios em sementes e defensivos agrícolas em uma nova holding: Syngenta Group.
Atual presidente da Adama, Chen Lichtenstein, será nomeado vice-presidente financeiro do grupo, que terá sede em Basileia, na Suíça. Em 2017, a ChemChina comprou o grupo suíço por cerca de 43 bilhões de dólares.
Em comunicado, Chen Lichtenstein informou que “Adama nunca esteve tão forte”.
Após uma carreira de 26 anos na Syngenta e na empresa AstraZeneca, Mark Patrick, Diretor Financeiro (CFO) e membro da Equipe Executiva da Syngenta desde 2016, deixará a empresa no final de janeiro de 2020.
Mark foi nomeado CFO em 2016 e desempenhou um papel fundamental durante a aquisição da Syngenta pela ChemChina e acordos de financiamento subsequentes. Ele também foi responsável pela transformação da função Financeira e pelo estabelecimento da estratégia digital da Syngenta. Durante sua carreira, Mark ocupou vários cargos de liderança financeira em toda a empresa, trabalhando e vivendo em mercados desenvolvidos e emergentes.
Chen Lichtenstein, atual Presidente e CEO da Adama, será nomeado CFO do recém-formado Grupo Syngenta. Ele ficará baseado em Basileia, na Suíça.
Chen ingressou na Adama há 14 anos para liderar as atividades de desenvolvimento corporativo e mercado de capitais da empresa, seguido pela execução das Operações Globais da empresa. Em seguida, ele ocupou vários cargos importantes, incluindo o vice-presidente executivo encarregado da China Integration e o presidente e diretor executivo da divisão estratégica de negócios da ChemChina - China National Agrochemical Chemical (CNAC), empresa controladora do Syngenta Group - antes de ser nomeado CEO da Adama em 2014, levando a empresa a um forte desempenho contínuo e ganhos de participação de mercado nos últimos 6 anos. Durante esses anos, a Adama combinou com sucesso uma empresa de capital aberto e agora está listada na Bolsa de Valores de Shenzhen.
Antes de ingressar na Adama, Chen atuou como Diretor Executivo de Banco de Investimentos no Goldman Sachs em Nova York e Londres. Ele possui doutorado conjunto pela Escola de Negócios e Faculdade de Direito da Universidade de Stanford, e B.Sc. (Física) e LL.B. da Universidade Hebraica de Jerusalém.
No anúncio, o CEO do Syngenta Group, Erik Fyrwald, disse: “Gostaria de agradecer a Mark por sua forte liderança e por suas muitas contribuições pendentes para a Syngenta. Durante seu tempo como CFO, ele transformou a função Financeira da organização e desempenhou um papel crucial durante a aquisição da Syngenta pela ChemChina e, mais recentemente, na preparação para a criação do novo Grupo Syngenta. Desejo-lhe todo o sucesso para o futuro. Estou ansioso para trabalhar com Chen enquanto formamos o Grupo Syngenta, e estou confiante de que sua ampla experiência e pensamento estratégico melhorarão ainda mais o posicionamento e a capacidade do setor de agregar ainda mais valor aos agricultores".
Leia o comunicado na íntegra acessando aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura